conecte-se conosco



Cuiabá

Neste ano são duas vagas para o senado, mas eleitor não pode votar duas vezes no mesmo candidato

Publicado

em

Nas eleições gerais deste ano os eleitores vão votar duas vezes para senador, já que são duas as vagas para este cargo. Mas este fator tem gerado dúvidas entre os eleitores, que estão ligando no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para perguntar se podem votar duas vezes em um mesmo senador. A resposta é não. O eleitor precisa votar em dois senadores diferentes. Se tentar votar duas vezes no mesmo candidato ao senado, o segundo voto será anulado.

 

A dúvida surgiu porque nas eleições gerais de 2014 os eleitores escolheram apenas um candidato ao senado. Essa diferença entre vagas para o cargo de senador acontece porque o mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições gerais acontecem a cada quatro anos. Desta forma, a cada eleição é alterada a composição do Senado Brasileiro, alternando entre um terço e dois terços das cadeiras. Ao todo o Brasil possui 81 senadores e, nestas eleições, 54 destas vagas estão em disputa.

Portanto, os eleitores poderão escolher dois candidatos ao senado, votando primeiro em um e depois no outro, lembrando que o número dos candidatos ao senado tem três dígitos.

Mas atenção. Não existe voto em legenda para candidato ao senado. O voto em legenda (quando o eleitor digita o número do partido e aperta confirma) só é válido para candidatos a deputado federal e estadual. Se o eleitor digitar apenas dois dígitos e apertar a tecla confirma para o cargo de senador, o voto será anulado.

Os dois votos para senador possuem pesos iguais. Serão escolhidos os dois candidatos ao senado que tiverem o maior número de votos em cada estado.

 

São muitos números para lembrar; não se esqueça de levar sua colinha 

 

Neste ano o eleitor escolherá representantes para seis cargos. A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: deputado federal; deputado estadual; senador 1; senador 2; governador; presidente.

São muitos números para guardar na cabeça e, neste caso, o melhor a fazer é levar a sua colinha. Anote em um papel os números do seu candidato, para agilizar e facilitar o trabalho na hora de votar. Não vale anotar no celular, porque a legislação proíbe o uso de celulares e máquinas fotográficas na cabine de votação.

 

Veja o que diz o artigo 46 da Constituição Federal sobre o Senado:

 

1.º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

2.º A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

3.º Cada Senador será eleito com dois suplentes.

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cuiabá

Vacina Cuiabá já atendeu quase quatro mil profissionais da Saúde em cinco dias

Publicado

em

por OZIANE RODRIGUES

 

 

A estrutura do Vacina Cuiabá – instalada no Centro de Eventos do Pantanal pela gestão Emanuel Pinheiro – já possibilitou a imunização de 3.787 trabalhadores da Saúde, em apenas cinco dias. “Todos os esforços são mantidos pela Prefeitura de Cuiabá para preservar e salvar vidas. Cuiabá estruturou a rede, montou leitos exclusivos para atender as vítimas da Covid, atuamos com medidas duras, mas necessárias para evitarmos à disseminação do novo coronavúrus. Mediante a chegada  na última semana da Coronavac, nossa equipe vem trabalhando sete dias por semana para garantir que nossos profissionais de saúde sejam vacinados”, disse  o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Com o montante, Cuiabá já alcança 47% de aplicação das 8.027 doses recebidas do Governo Federal. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Valeria Oliveira, o sucesso se deu à soma de múltiplos esforços desde o prefeito aos aplicadores da vacina.

“Estamos preparados para que tudo ocorra como planejado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela secretária Ozenira Félix, e graças a Deus está tudo saindo conforme idealizado. E esse resultado, em apenas quatro dias e sem qualquer aglomeração ou intercorrência que prejudicasse a ação, é a prova de que a soma de esforços que está acontecendo desde os nossos gestores, profissionais da limpeza, organizadores aos aplicadores da vacina, está dando certo”,frisou a coordenadora.

Nesta fase, apenas os profissionais que atuam como linha de frente no combate à doença, sejam em hospitais e Pronto Atendimento 24h, públicos e privados, bem como os das 21 unidades referências para Covid-19 da Atenção Básica, estão aptos a serem imunizados.

A estrutura no Centro de Eventos do Pantanal tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia. A vacinação está sendo realizada no Centro de Eventos do Pantanal, de segunda a domingo, das 7h às 22h.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana