conecte-se conosco



Cultura

MT Escola de Teatro abre 50 vagas para curso de tecnologia em teatro

Publicado

em

 

Começam nesta quinta-feira (19.12) as inscrições para o vestibular do curso de tecnologia em teatro da MT Escola de Teatro, credenciado pela Universidade de Mato Grosso (Unemat). Ao todo são oferecidas 50 vagas na modalidade presencial, com ênfase nas áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural.

O curso é presencial e terá início no primeiro semestre de 2020. O valor da inscrição é de R$ 60 e deve ser efetuada via internet até o dia 19 de janeiro.

Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo. As aulas ocorrem no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, com possibilidade de atividades pedagógicas durante a semana.

Podem concorrer às vagas candidatos de todo o Brasil, com ensino médio completo. O processo seletivo também é aberto a estrangeiros com passaporte e situação legal no país. A instituição destina no mínimo 20% das vagas oferecidas, por área de ênfase, a pessoas autodeclaradas negras ou indígenas.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.unemat.br/vestibular.

Calendário

A seleção para o curso superior de tecnologia em teatro é composta por duas etapas. A primeira fase é constituída da avaliação da Carta de Intenção, que deve ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, conforme modelo disponibilizado no edital de seleção. A carta tem de ser anexada no ato da inscrição, e a ela será atribuída uma nota de 0 a 10. As entrevistas serão realizadas nos dias 15 e 16 de fevereiro e o resultado desta fase será divulgado no dia 30 de janeiro.

As pessoas aprovadas na primeira etapa serão convocadas para a segunda fase de avaliação, que consiste em uma entrevista presencial para avaliar o potencial do candidato à área escolhida. Os dias, horários e local de cada entrevista serão divulgados no dia 7 de fevereiro.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2020 e no dia 06 de março tem início o ano letivo.

Para mais informações: (65) 996913812.

A MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação que funciona no Cine Teatro Cuiabá, com a gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Redação

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cultura

Artista plástico homenageia personalidades mato-grossenses com exposição de bustos

Publicado

em

O artista plástico Tchéllo Santos realiza a sua primeira exposição solo, em Cuiabá e Várzea Grande, entre os meses de março e abril. Com o tema Personalidades, ele homenageia dez nomes da cultura regional, política e religiosa, que fazem parte da história de Mato Grosso. A exposição é realizada via Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Tchéllo fez os bustos de Couto Magalhães, Sarita Baracat, dona Domingas Leonor (Grupo Flor Ribeirinha), Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia, Manoel de Barros, Marechal Rondon, Pascoal Moreira Cabral, Maria Taquara e Júlio Domingos de Campos (seo Fiote). As obras foram esculpidas a partir da argila e finalizadas com cimento.

Para o artista, a exposição tem o intuito de resgatar o legado dessas figuras e levá-los ao conhecimento da nova geração. “O objetivo é levar ao conhecimento tanto da população local como de visitantes, a importância dessas personalidades para a nossa história. Relembrar e ensinar sobre nossa cultura aos mais jovens, despertar a curiosidade dessa geração e valorizar nossos pontos turísticos. Além disso, valorizar os artistas desse segmento, essencial para que se perpetue essas origens”, destaca Tchéllo.

Haverá duas exposições, a primeira de 06 a 23 de março, no Museu de Arte Sacra (MAS), em Cuiabá; e a segunda, de 24 de março a 12 de abril, no VG Shopping, em Várzea Grande. Durante as mostras, Tchéllo também realizará oficinas, ensinando as técnicas que usa para esculpir. Ao todo, serão quatro aulas com argila. Confira a programação completa abaixo.

Marcelo Fonseca dos Santos, o Tchéllo Santos, é natural de São Paulo, reside em Mato Grosso desde 1990. Tchéllo faz parte da quarta geração de artistas plásticos da sua família. Herdou o talento do seu avô e junto do pai foi aprimorando a técnica.  Com trabalhos presentes em vários municípios de Mato Grosso e outros estados do Brasil, como Goiânia, Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, o artista vem desenvolvendo sua arte de forma exclusiva e rica em detalhes, sempre trazendo vertentes decorativas, religiosas e místicas.

Serviço

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: Museu de Arte Sacra

Endereço: Praça do Seminário – Dom Aquino, Cuiabá – MT

Período da Exposição: de 06 à 23 de março

Horário: 09 às 17h

Oficinas: 13 de março (sábado) e 20 de março (sábado), às 9h30

Público: de 7 a 14 anos

Inscrição pelo telefone: (65) 99965-0319

 

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: VG Shopping

Endereço: Av. Presidente Artur Bernardes, 43 – Centro Sul, Várzea Grande – MT

Período de Exposição: de 24 de março à 12 de abril

Oficinas: 24 de março (quarta-feira), às 18h e às 19h

Público: de 5 a 12 anos

Inscrição pelo Whatsapp (65) 99212-8307

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana