conecte-se conosco

Movimentos sociais apresentam “Carta Aberta” e solicitam apoio ao MPMT

em

Representantes de movimentos sociais formalizaram nesta terça-feira (19), em reunião por videoconferência, a apresentação de uma “Carta aberta aos Trabalhadores Mato-grossenses em defesa da Vida em Tempos de Pandemia” ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe e membros de diversas entidades, entre elas, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso e Comissão Pastoral da Terra.

Na Carta, os movimentos sociais exigem a adoção de várias medidas por parte do governo federal e estadual no enfrentamento à Covid-19. Os participantes da reunião solicitaram o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em relação a duas demandas, a distribuição de cestas básicas a indígenas e a disponibilização de transporte seguro para servidores da saúde.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, pediu aos participantes que enviem ao MPMT cópia da solicitação já encaminhada ao governo do Estado sobre a reivindicação. “Vou discutir o assunto com a Procuradoria Especializada e com as Promotorias da Cidadania para verificarmos quais medidas poderão adotadas em relação aos pleitos”, afirmou Borges.

Durante a reunião, os participantes destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa dos cidadãos neste momento de enfrentamento ao novo coronavírus e se colocaram à disposição . “Quero aqui reconhecer de público o trabalho que está sendo realizado pelo Ministério Público e dizer que compartilhamos com a preocupação da instituição no enfrentamento à pandemia”, ressaltou o representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Regional Pantanal), Reginaldo Silva de Araújo.

O procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe enfatizou que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso está coeso e que não concorda com “narrativas distorcidas que vêm sendo propagadas em relação ao enfrentamento e disseminação do novo coronavírus”.

Clique para comentar

Please Login to comment
Notify of

Assistência Social entrega 2 mil cobertores em Várzea Grande

em

O inverno chegou e as temperaturas caíram. Com isso, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social fez a entrega de 2 mil cobertores às famílias carentes cadastradas em programas e projetos sociais. A ação tem a finalidade de aliviar e diminuir o impacto causado pela incidência da baixa temperatura, própria da estação, no município de Várzea Grande.

A iniciativa faz parte das Políticas de Assistência Social e visa minimizar o sofrimento das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e enfrentam as baixas temperaturas nesta época do ano.

A Secretária de Assistência Social, Flávia Omar, disse que estas ações são inerentes a Pasta que contempla interesses sociais da população em situação de risco, como combate à pobreza, ofertando programas, projetos e benefícios de amparo às famílias, as mulheres, idosos, crianças e adolescentes garantindo a proteção integral e  social em toda fase da existência humana.

“Em função das previsões climáticas de queda da temperatura, a Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um plano de contingência no sentido de empreender esforços com a entrega de cobertores aos moradores residentes nos bairros periféricos. Esta ação foi realizada de forma estratégica com equipes de profissionais e atenderam os quatro polos da cidade. Vale destacar que foram implementadas as medidas de segurança para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social  e aos usuários com a distribuição de equipamento de proteção individual, recomendados pelo Ministério da Saúde, em relação a prevenção e ao enfretamento do novo coronavírus (Covid-19)”, explica Flávia Omar.

Segundo a secretária esses cobertores estão beneficiando somente pessoas carentes do município. “Os cobertores foram entregues para as famílias que sabemos que precisam muito. Afinal, esse é o objetivo do nosso trabalho, principalmente nesse período frio.  Essa ação vem ao encontro a tudo àquilo que buscamos oportunizar aos nossos munícipes pela Assistência Social. A entrega de cobertores pode parecer simples, mas muitas vezes o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade precisa começar pelas estruturas mais básicas”, destaca.

A secretária Flávia Omar conclui que o resultado desta campanha foi muito satisfatório. “O primeiro passo desta campanha foi doar estes 2 mil  cobertores. Esta iniciativa tornará o inverno de muitas pessoas melhor, pois sabemos que no auge desta estação, o frio é intenso”.

Antônio Teixeira, de 58 anos, atualmente desempregado, foi beneficiado com a entrega de cobertor. “Somos três pessoas em casa e este ano não pude comprar cobertor, que vem em ótima hora. Agradeço ao gesto e agora minha família vai ter mais conforto no inverno”, afirma.

Na entrega foram obedecidos critérios de seleção das famílias contempladas com o benefício de:  baixa renda; Cadastro Único;  beneficiário do Programa Bolsa Família e participantes dos projetos programas e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social.  Os bairros contemplado foram: Manga; Engordador; Vila Vitória; Unipark; Comunidade Mangueiral;  Construmat; Lagoa do Jacaré ; Vila Operária; Valo Verde; Santa Maria II; Portal da Amazônia; Pai André; Capela do Piçarrão; Gonçalo Botelho; 07 de Maio; Pirinéu; Figueirinha; Jardim Alá; Sol Nascente; José Carlos Guimarães; Jardim Guanabara;  Jardim Manaíra; Cidade de Deus; São Simão;  Parque Sabiá; Nova Fronteira; Colinas Verdejantes; Vila São João; São Mateus; Itororó e Formigueiro.

Continue lendo

Polícia