conecte-se conosco



Política MT

Morador emociona com depoimento sobre pai que voltou a enxergar após Caravana

Publicado

em

O senhor Eraldo Mendes, morador de Várzea Grande, emocionou participantes de um encontro de lideranças comunitárias, realizado no município no fim da última semana, com o depoimento sobre o pai dele, de 79 anos, que recuperou 100% de sua visão após ser submetido a cirurgia de catarata na edição de Cuiabá da Caravana da Transformação.

Segundo Eraldo, o pai João Batista já estava praticamente cego e a família não dispõe de condições financeiras para custear o procedimento que ele necessitava. “Meu pai tinha muita dificuldade para enxergar, aí eu levei ele na Arena Pantanal porque disseram que o Governo estava operando. Ele fez questão de sair na rua depois contando: ‘eu nunca tive um atendimento médico tão bom, nunca fui tão bem recebido, nunca um Governo fez isso’”, relatou.

A Caravana da Transformação em Cuiabá realizou um total de 14.115 cirurgias, das quais 11.967 foram de catarata, 735 de pterígio, 1.413 yag laser e atendeu a um público total de 80.626 pessoas.

“Eu jamais teria a oportunidade de dar esse presente para o meu pai. Eu fui lá e presenciei isso. Outras pessoas que tinham dificuldade financeira, eu vi que também voltaram a enxergar. Essa cirurgia de olho é muito cara e para quem não enxerga é muito difícil conseguir. Meu pai já estava praticamente cego. Mudou a vida do meu pai, ele está feliz da vida”, completou Eraldo.

Apesar dos reflexos positivos observados com a Caravana, o grupo de oposição a Pedro Taques (PSDB), liderado por Mauro Mendes (DEM), fez uma série de pedidos na Justiça para que pós-operatórios realizados 30 dias após a edição de Sinop, que ocorreu entre os dias 21 de maio e 03 de junho deste ano, fossem suspensos por conta de suposto desrespeito à legislação do período pré-eleitoral e que isso estaria beneficiando Taques no pleito deste ano. A Justiça, entendendo a relevância do programa, negou todos os pedidos.

Implantada em 2016, a Caravana da Transformação já teve 14 edições em diferentes microrregiões de saúde do estado. Segundo dados da administração estadual, até o momento, foram realizadas 66.409 cirurgias oftalmológicas, sendo 52.323 de catarata, que devolve a visão aos cidadãos.

Fonte: Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Pesquisa Ibope para 2º turno em Cuiabá, votos válidos: Abilio 50%; Emanuel Pinheiro, 50%

Publicado

em

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Centro América e divulgada nesta sexta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Cuiabá:

 

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Evolução

 

Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 23 de novembro:

  • Abilio foi de 54% para 50%
  • Emanuel Pinheiro foi de 46% para 50%

 

Votos totais

 

  • Abilio: 45%
  • Emanuel Pinheiro: 45%
  • Branco/Nulo: 8%
  • Não sabem ou não responderam: 3%

 

Evolução dos votos totais

 

Em relação aos votos totais do levantamento anterior do Ibope, de 23 de novembro:

  • Abilio foi de 48% para 45%
  • Emanuel Pinheiro foi de 40% para 45%
  • Branco/Nulo foi de 7% para 8%
  • Não sabem ou não responderam foi de 6% para 3%

 

Sobre a pesquisa

 

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Cuiabá
  • Quando a pesquisa foi feita: 25 a 27 de novembro
  • A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: MT‐09681/2020

 

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Por G1 MT

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana