conecte-se conosco



Eventos

Misael anuncia criação da Sala Comunitária e Sala da Mulher na Câmara de Cuiabá

Publicado

em

“Estamos fazendo história”. Com essa frase o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB) anunciou a implantação de mais dois espaços de aproximação e acolhimento da população dentro da estrutura da Câmara Municipal de Cuiabá. São a Sala Comunitária e a Sala da Mulher.
O anuncio foi feito durante a inauguração de Sala das Comissões “Vereador Julio Pinheiro”, na manhã desta terça-feira (10). A inauguração foi marcada por comoção e contou com a presença de familiares do ex-vereador que deu nome à sala.
“A Sala das Comissões faz parte de um projeto de modernização da Câmara Municipal que estamos implantando desde que assumimos a presidência do Legislativo. Nosso próximo passo agora é efetivar a Sala Comunitária e a Sala da Mulher. Ambas já estão em fase de implantação e devem ser inauguradas nos próximos dias. A nossa intenção é garantir espaço para todos nesta Casa, é garantir a participação da sociedade, pois assim, com certeza o nosso trabalho será ainda mais produtivo”, pontuou Misael.
Misael destaca que além de fazer parte de um projeto de modernização, a instalação das salas vem ao encontro do novo slogan da Câmara Municipal de Cuiabá, que é você presente. “É dar condições para que a população esteja presente”.
A Sala das Comissões “Vereador Julio Pinheiro” está dotada de estrutura para abrigar as reuniões das comissões permanentes como também de licitações e CPIs. Dispõe de mesa com 25 poltronas e mais de trinta cadeiras para acomodar a população que queira participar, a fim de assegurar a transparência das discussões.
Dispõe ainda de mesa de som, câmeras, projetor de imagens e tela, que vão propiciar transmissão ao vivo das reuniões. O espaço é totalmente climatizado, para oferecer plenas condições de trabalho aos usuários.
“O espaço foi projetado para sediar todas as reuniões ordinárias e extraordinárias das 15 comissões permanentes do Parlamento Municipal, que são responsáveis por analisar as propostas que tramitam na Casa. Agora, há um espaço adequado para as reuniões e debates”, frisou o secretário de Patrimônio e Manutenção, Marcelo Gomes de Oliveira.
COORDENADORIA DE COMISSÕES – À frente dos trabalhos vai estar a Coordenadora de Comissões, servidora Fabiana Orlandi, que observou que a sala é a casa das comissões. “Isso só está acontecendo porque o Presidente Misael colocou toda sua determinação para concretizar este projeto”, falou.
Orlandi destacou que este ano, até o momento, as comissões permanentes já realizaram 76 reuniões e que é a primeira vez, desde a promulgação do Regimento Interno, em 1991, que isso acontece semanalmente, de forma sistematizada. “O novo espaço é um legado para a instituição, uma grande vitória desta Legislatura, que entrega um local com condições adequadas para que o trabalho das comissões seja desenvolvido”.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Dom Milton Santos faz avaliação positiva no encerramento do 34º Vinde e Vede

Publicado

em

“O 34º Vinde e Vede realizado pela Arquidiocese de Cuiabá, ocorreu em um momento importante para os católicos e seus resultados foram extremamente positivos”. A avaliação é do Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, sobre o 34º Vinde e Vede – 2020 que presidiu a missa de encerrado nessa terça-feira, 25 de fevereiro. Na ocasião ocorreu também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020.

 

“Alcançamos nossa meta de pelo menos 150 mil pessoas visitando o Vinde e Vede neste Carnaval, recebemos oficialmente a publicação do Ministério das Comunicações sobre a migração da Rádio Difusora Bom Jesus para FM 92,7 e que esta chegará aos ouvintes de todo Estado, difundimos entre os jovens a Jornada Mundial da Juventude que será na Itália em 2022 e estes precisam de tempo para angariar fundos para sua viagem, tivemos à poucos dias -12 de fevereiro – a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a ‘Querida Amazônia’, e nós vivemos na Amazônia também; a celebração do Vinde e Vede 2020 ocorreu também dentro do jubileu de 300 anos de Cuiabá, além é claro da abertura solene da Campanha da Fraternidade”, enumerou Dom Milton Santos sobre o evento.

 

Ainda durante a missa de encerramento o Arcebispo enfatizou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. “Os verbos de ação que irão conduzir a campanha – ver, sentir compaixão e cuidar – fazem referência à clássica parábola do bom samaritano. Jesus é o verdadeiro bom samaritano que se aproxima dos homens e restitui a dignidade perdida. Inspirado em Jesus e na Santa Dulce dos Pobres devemos assumir a postura de ajudar o próximo e amar sem distinção. Devemos nos lembrar que o diálogo, o amor, a compaixão e o cuidado é o que nos aproxima de Deus”.

 

O último dia de Vinde e Vede ganhou horas a mais. Teve início às 10h e contou com a pregação do padre Bruno Costa da Canção Nova do Distrito Federal. “Nossa palestra falou que aquele que verdadeiramente se une e vive a palavra de Deus realmente é livre de todo o mal, pecado, inveja. O ser humano precisa entender a sua necessidade de viver na palavra de Deus e suas recompensas”.

Logo após o almoço ocorreu a pregação do missionário Flavinho de São Paulo, que trabalhou o tema central do evento “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

 

Pouco antes da realização da missa de encerramento do evento foi realizado uma homenagem a Inês Maria Vaz, que faleceu em 2019 e foi voluntária que trabalhou muitos anos à frente da organização do Vinde e Vede.

 

Segurança – As equipes de trabalho da Semob e Polícia Militar que deram apoio ao 34º Vinde e Vede deste o primeiro dia informaram que nenhuma ocorrência foi registrada durante os quatro dias. Já a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que foram atendidas quatro pessoas no Pronto Atendimento instalado no local.

Texto e fotos: Rafaela Maximiano DRT/MT-1120

Assessoria de Imprensa 34º Vinde e Vede 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana