conecte-se conosco



Esportes

Mato Grosso é o maior vencedor da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

em

om cinco títulos de campeão e quatro de vice-campeão, Mato Grosso foi a delegação com mais conquistas na etapa Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Palmas (TO), de 12 a 15 de setembro. As nove equipes do Estado estão agora classificadas para a etapa Nacional, que ocorrerá em novembro, na cidade de Blumenau (SC).

Foram quatro dias de emoção, alegrias e frustrações para 130 estudantes mato-grossenses, de 12 a 17 anos, que disputaram as modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. Campeões estaduais, os jovens atletas representaram Mato Grosso na fase Regional Verde da competição que contou com os sete Estados da Região Norte e mais o Distrito Federal, segundo colocado no número de títulos, com oito equipes classificadas.

Para Cristiano Fripp, treinador do handebol masculino da categoria A (de 15 a 17 anos), os bons resultados são reflexos da transparência oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na organização da viagem da delegação mato-grossense.

“A Secel trabalhou sempre com a verdade, sendo transparente. A organização e a previsibilidade da Secretaria permitiram que as equipes se organizassem também de forma tranqüila. Para o esporte, especialmente na fase escolar, isso é muito importante”, destacou o técnico campeão em sua modalidade.

Organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), mais duas etapas Regionais habilitam as escolas representantes dos demais Estados para a final Brasileira da competição. Em Mato Grosso, as fases regionais e estaduais são realizadas pela Secel – que também fica responsável pela delegação do Estado nas etapas nacionais.

“O evento é maravilhoso. Temos muita confiança nos técnicos de nossos filhos e no pessoal do Governo do Estado que ajuda na organização. Estamos acompanhando e torcendo muito”, contaram Cristiane Padilha e Simone Ribeiro, mães dos atletas do futsal de 15 a 17 anos, Jordan e André, respectivamente. As duas superaram a distância e foram torcer pessoalmente por seus filhos na capital tocantinense.

Com instituições públicas e particulares de Barra do Garças, Cuiabá, Pedra Preta, Primavera do Leste e Sorriso, a participação nos Jogos mostrou ao país a qualidade do esporte escolar em Mato Grosso. Apesar de quatro das 13 equipes da delegação mato-grossense não terem passado para a fase nacional, todas conquistaram boas colocações na competição. Veja os resultados no final do texto.

Em outubro, estudantes que praticam esportes individuais disputam os títulos de campeões estaduais e as vagas para vivenciar a maior competição escolar do país, juntando-se ao grupo de equipes habilitadas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

“Agradeço demais por estar competindo. Sei que muitas meninas queriam estar em nosso lugar, chegar aonde nós chegamos, está sendo tudo muito bom. E vai ser ainda mais incrível no Brasileiro em Blumenau”, comemora Carla Cristina da Silva, autora de dois gols na partida que classificou a equipe de futsal feminino da categoria B (12 a 14 anos) para a fase nacional.

Destaques

A Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, foi a instituição que mais se destacou na Regional Verde, em Palmas. Quatro equipes participaram dessa fase brasileira e três foram campeãs: basquete feminino (12 a 14 anos), handebol feminino (15 a 17) e handebol masculino (15 a 17). Além disso, a equipe de handebol masculino (12 a 14 anos) já havia conseguido a classificação direta para Blumenau 2019.

Já a Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, garantiu as vagas para a etapa nacional com as duas equipes que disputaram a Regional Verde: basquete masculino (12 a 14 anos) e vôlei feminino (15 a 17 anos).

Por Mato Grosso ter ficado entre os cinco primeiros colocados nas modalidades durante a competição nacional do ano anterior, outras duas equipes da categoria A (15 a 17 anos) também foram habilitadas de forma direta para a fase final na cidade catarinense: vôlei masculino, do Colégio Isaac Newton, em Cuiabá e basquete feminino, do Colégio Regina Pacis, em Sinop. Os dois times foram campeões da etapa estadual mato-grossense.

Regional Verde – resultados MT

Basquete feminino 12 a 14 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Basquete masculino 12 a 14 anos
Campeão: Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças

Basquete masculino 15 a 17 anos
3° lugar: Colégio Isaac Newton, de Cuiabá

Futsal feminino 12 a 14 anos
Vice-campeão: Centro de Ensino Aquarela, de Primavera do Leste

Futsal masculino 12 a 14 anos
6° lugar: E. E. Dez de Dezembro, de Pedra Preta

Futsal feminino 15 a 17 anos
4° lugar: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Futsal masculino 15 a 17 anos
Vice-campeão: Colégio Fato, de Cuiabá

Handebol feminino 12 a 14 anos
Campeão: Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste

Handebol feminino 15 a 17 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Handebol masculino 15 a 17 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Vôlei feminino 12 a 14 anos
3° lugar: Colégio Isaac Newton, de Cuiabá

Vôlei masculino 12 a 14 anos
Vice-campeão: Centro Educacional Maria Auxiliadora-CEMA, de Cuiabá

Vôlei feminino 15 a 17 anos
Vice-campeão: Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças

Crédito das fotos: Alexandre Loureiro/COB

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Temporada do esporte pedal em Mato Grosso 2020

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), libera no dia 1º de agosto, a temporada do pedal no Brasil, neste ano. Esta temporada do esporte do pedal mato-grossense, volta com força total. Depois de várias articulações, contatos e negociações, Mato Grosso figura em todas as modalidades Olímpicas do Ciclismo, no atual calendário brasileiro das modalidades.

O BMX Race sedia uma Copa Brasil e também uma etapa do Ranking Nacional. Na temporada passada o piloto Gustavo Passin ficou em primeiro lugar no Ranking Brasileiro do BMX Race. Na categoria Máster 35-39. Outros sete pilotos ficaram entre os seis melhores do país. Todos irão ingressar com processos Junto a Sec. De Estado de Esportes, requerendo adesão ao Programa Bolsa Atleta. Devido ao grande calote da ordem de quase 10 milhões de reais, do Programa Bolsa Atleta, dos governos Silval e Taques, muitos atletas frustraram com a não quitação do programa.

Estamos incentivando os atletas, para que busquem resultados nacionais, sendo que o Programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso continua em pleno vigor. A modalidade do Cross Country Maratona sedia (05) cinco etapas válidas pelo Ranking Nacional. Em Mato Grosso, a modalidade do Mountain Bike, foi lançada no final de 1989, no mês de novembro, então pelos amantes do ciclismo e amigos Manoel Lima, Jorge Barreto, ambos mato-grossense e Weyden Galvão, mineiro de Uberaba.

Naquela época, competiam os atletas do ciclismo, como forma de preparação. Hoje o Cross Country tem vida própria, relembra Manoel Lima, dirigente da FMTC. As cidades sedes do MTB serão: Sapezal, Aripuanã, Sorriso, Comodoro, Rondonópolis e Juina. As etapas do MTB Maratona terão cerca de 100 mil reais em espécie, de premiações, alem de brindes, camisetas, energéticos entre outros.

Ciclismo Olímpico consta com seis etapas também valendo pontos pelo Ranking Nacional. Para Lima, o momento é excelente para todas as modalidades. Mesmo ainda sentindo os efeitos da grave crise econômica, atletas, organizadores, promotores, dirigentes desportivos e patrocinadores de eventos estão reagindo á atual situação. Nosso excelente transito junto a direção da Confederação Brasileira de Ciclismo, nos fez acreditar na recuperação das modalidades do desporto ciclístico, frisa Lima.

A cidade de Tangara da Serra realizara um trabalho de renovação nas categorias de base do Ciclismo Olímpico. Novamente estaremos treinando novos jovens para o ciclismo. Mato Grosso sempre obteve excelentes resultados nas categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Júnior, tanto nos Jogos Escolares nacional, Ranking Brasileiro e também no Campeonato Brasileiro do Ciclismo Olímpico.

Essas são as categorias de iniciação da modalidade. Com veiculação em nível nacional, estaremos difundindo, divulgando e massificando as potencialidades desportivas, culturais, ecológicas, turísticas e econômicas mato-grossense. Levando em conta, que o Estado de Mato Grosso é líder brasileiro e até mundial nas produções de carnes bovinas, milhos, sojas e algodões. Com certeza, novamente, neste ano, obteremos várias conquistas em nível nacional, finaliza Lima. Maiores informações fone (65) 99254 8090 e 99284 8833 e email [email protected] 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana