conecte-se conosco



Esportes

Mato Grosso é campeão na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Publicado

em

A etapa Centro-Norte-Nordeste da Copa Brasil de Tênis de Mesa, que ocorreu nos últimos dias, de 02 a 05 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá-MT, teve um clube mato-grossense como campeão geral do ranking olímpico, a AABB Cuiabá. Um resultado obtido com a conquista de 23 medalhas, foram seis medalhas de ouro, seis de prata e onze de bronze.

Um dos membros do time de mesatenistas campeões é Milena Suemy Morimoto, uma estudante universitária de 19 anos, que ganhou três medalhas individuais, um ouro na categoria Absoluto C Feminino, uma prata no Juventude Feminino e um bronze no Rating. Ela faturou ouro ao vencer a final contra Rebeca Daniello por três sets a dois e parciais de 7/11, 11/8, 6/11, 11/8 e 14/12.

“Nossa equipe teve um bom resultado por conta do esforço e da dedicação dos atletas e dos técnicos. Nós treinamos todo dia, de segunda a sexta-feira, das 17 às 19h, e ainda temos treino físico nas terças e quintas, até 21h. Outro fator que influenciou o resultado foi a estrutura do Centro de Treinamento, que tem mesas e piso ideal, o mesmo das Olimpíadas do Rio de Janeiro”, disse Milena Morimoto.

Para o vice-presidente regional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e ex-presidente da Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa (FMTTM), Sandro José Abrão, tal resultado, de um clube de MT estar no topo do ranking, se deve ao planejamento estratégico que, entre vários fatores, investiu num Centro de Treinamento e também na formação técnica dos professores.

“Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá, nós conseguimos inaugurar, em junho de 2016, nosso Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Tênis de Mesa Cláudio Kano, o CTKano, com cerca de 250m², climatizado e com equipamentos de alto nível. A CBTM nos doou as mesmas mesas, placares, piso e aparadores que foram utilizados nas Olimpíadas 2016”, avaliou Abrão.

O vice-presidente regional da CBTM destaca que o CTKano fornece aos atletas mato-grossenses a mesma estrutura técnica empregada em competições de nível nacional. E que tal situação coloca os mesatenistas do estado nas mesmas condições de igualdade de treinamento do restante dos esportistas do país. E, segundo ele, a meta é colocar MT entre os principais estados do tênis de mesa.

“O tipo de mesa interfere na velocidade da bola. Se um atleta treina numa mesa mais lenta e depois vai para uma competição que utiliza uma mesa mais rápida, ele será surpreendido e não terá um bom resultado. Outro fator é o piso onde jogam, no piso liso o calçado não adere adequadamente, mas no piso oficial o calçado adere melhor e permite uma performance melhor”, conta Sandro Abrão.

Delegação MT

A etapa Centro-Norte-Nordeste da Copa Brasil de Tênis de Mesa contou com a participação de uma delegação mato-grossense com 25 atletas representantes de dois clubes, AABB Cuiabá e Nipo Cuiabá. No ranking olímpico, a AABB conquistou 23 medalhas e fez 10860 e a Nipo faturou cinco medalhas e fez 1680 pontos. Já no ranking paraolímpico, a AABB obteve um ouro e fez 780 pontos.

Serviço

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Tênis de Mesa Cláudio Kano, o CTKano, fica localizado no Complexo Esportivo Dom Aquino, na Avenida Carmindo de Campo, atrás do Shopping Popular (dos Camelôs), em Cuiabá-MT.

Medalhistas Olímpicos

Milena Suemy Morimoto: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze;

Levy Rodrigues do Prado Neto: 2 pratas e 1 bronze;

Moisés Araújo de Lima: 1 bronze;

João Vitor Carneiro de Souza: 1 ouro e 1 bronze;

Rebecca Karolina Castro Figueiredo: 1 ouro;

Edna Nakamoto Matsubara: 2 pratas;

Julia Yumi Hatakeyama: 1 prata e 1 bronze;

Ana Clara Moreno Rodrigues: 2 bronzes;

Luciana Midori Morimoto: 1 ouro;

Rafael da Silva Yonekubo: 1 ouro e 1 prata;

Enzo Tsuyoshi Matsubara: 1 ouro;

João Armando Ferreira de Faria: 1 bronze;

Damião Orlando de Oliveira Lott: 1 bronze;

Samara Pinho da Silva: 1 ouro e 1 prata;

Sebastião Silva Junior: 1 bronze;

Américo Toshiharu Mariama: 1 bronze;

Shuwaiser Ariyoshi: 1 prata.

Medalhista Paraolímpico

Samara Pinho da Silva: 1 ouro.

Texto e Foto: Junior Martins

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Flamengo e Racing fazem primeiro duelo das oitavas da Libertadores

Publicado

em

Um dia depois de comemorar um ano da conquista do segundo título da Libertadores da América, o Flamengo entra em campo na noite de hoje (24) para seguir sonhando em erguer novamente a taça. O Racing é o adversário da partida de ida das oitavas de final, a partir da às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón (El Cilindro), na cidade de Avellaneda (Argentina). O duelo terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes e reportagem de Maurício Costa.

O Flamengo ainda tenta se recuperar da eliminação da Copa do Brasil diante do São Paulo na semana passada. Depois da vitória sobre o Coritiba, no último domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro concentra forças para encarar o rival argentino. O Racing não está em uma boa fase. Dentro de campo, o clube vem de quatro derrotas consecutivas e sofre com desfalques de jogadores. Na parte administrativa, o ídolo Diego Milito, anunciou que vai deixar o cargo de diretor técnico por discordar do modelo de gestão e das ideias do presidente Víctor Bueno.

Mesmo com o oponente aparentando fragilidade, o técnico Rogério Ceni não acredita que o Flamengo terá um jogo tranquilo pela frente.

“Eu conheço muito o Beccacece [técnico do Racing] porque já o enfrentei duas vezes. Sei o jeito, a maneira que ele arma o time, sei como ele gosta de jogar. É um ótimo time, não adianta a gente ficar aqui se iludindo com os últimos quatro resultados porque até nós, nos últimos quatro resultados, tivemos uma vitória, um empate e duas derrotas. A gente não tem que ficar comparando adversários. É um time argentino em Copa Libertadores jogando na Argentina. É muito difícil, é a única coisa que eu posso dizer. Para qualquer time, para o Flamengo ou qualquer time brasileiro que vai enfrentar um time argentino na sua casa é sempre complicado”, disse Ceni em entrevista coletiva após o embate contra o Coxa.

Para o confronto desta terça-feira, Rogério Ceni terá os retornos de Filipe Luís e Gabigol. Por outro lado, Pedro e Rodrigo Caio continuam de fora. Desta forma, o Flamengo deve entrar em campo com Diego Alves, Isla, Thuler, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, De Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique.

Para os torcedores mais supersticiosos, o provável time do Flamengo desta terça terá apenas duas mudanças em relação à equipe que começou o confronto com o River Plate, na final de 23 de novembro de 2019. Na ocasião, a defesa era formada por Rodrigo Caio e Pablo Marí. O brasileiro está lesionado e o espanhol não atua mais pelo Rubro-Negro. São apenas dois jogadores, mas que foram fundamentais na conquista da América.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana