Para trazer de volta o sentimento de patriotismo e civismo, um grupo de voluntários do Movimento Ordem e Progresso (MOP), realizaram no ultimo sábado (17), ato cívico alusivo em comemoração ao Dia da Bandeira, 19 de Novembro.
O evento realizado na Praça Ipiranga no centro de Cuiabá e foi coordenado pelo MOP Estadual, MOP Cuiabá, representado pelo major da reserva do Exército Brasileiro, Cicero Antônio e MOP Mulher Analady Carneiro e demais integrantes do movimento na cidade.
Conforme os coordenadores o ato representou amor a pátria e a bandeira brasileira que anda esquecida pelo povo brasileiro, além de buscar reacender a chama do sentimento patriótico e o desejo de lutar por um país melhor para se viver e criar seus filhos.
As ações giraram em torno de palestras em escolas, ato cívico de entrega de adesivo nos semáforos de Cuiabá e ruas da cidade e a instalação de dez outdoors em pontos estratégicos da cidade, falando sobre o dia da Bandeira e do movimento.
Todo material de divulgação foi gratuito, ou seja, doação de pessoas parceiras que estão no mesmo propósito dos integrantes do MOP e almejam que os valores patrióticos, cívico e principalmente respeito aos símbolos nacionais voltem a ser lembrados e repassados para as gerações futuras.
A frente do movimento como coordenadora do MOP Mulher, Analady explica que a participação das mulheres nesses movimentos é de extrema importância para que o movimento seja destacado nas famílias de uma forma mais leve, influenciar de uma forma diferente e imprimir os valores éticos, amor a pátria e a Deus.
O Major Cícero explica que o movimento é apartidário e que os seus princípios são: Deus, pátria e família e nasceu de um grupo de brasileiros indignados com o rumo que o Brasil tem tomado nas últimas décadas, sendo o ato uma forma de reviver o amor a pátria.
MOP
O Movimento Ordem e Progresso (MOP) têm a missão institucional de unir pessoas em torno do ideal “De Estado” para o nosso país, seja através da construção de militâncias apolíticas, apartidárias, suprapartidárias e, também, política e partidária, desde que o Estado e a nossa sociedade estejam no primeiro plano do projeto apresentado.
O Movimento Ordem e Progresso (MOP) é um dos pilares do Projeto Moral Ordem e Progresso (PMOP). Esse projeto recepciona a criação de um Instituto, um Movimento e um Partido político.
Todas as atividades do projeto, sejam elas vinculadas a qualquer dos seus pilares, visam conceber, planejar e executar ações que criem e disseminem a cultura “De Estado” na condução do Brasil.
O cerne desse Projeto é entendimento de que o Estado é a organização político-jurídica da nação, de modo que se um dos pilares não cumpre o fim a que se destina, o Estado compromete sua funcionalidade.
Por Ana Barros