conecte-se conosco



Cultura

Inscrições para Orquestra Jovem Sesc Pantanal começam nesta segunda

Publicado

em

Inscrições para Orquestra Jovem Sesc Pantanal começam nesta segunda

As inscrições para a Orquestra Jovem Sesc Pantanal começam nesta segunda-feira (10/02), no Sesc Poconé. São 117 vagas disponíveis, entre rematrículas e matrículas novas, para aulas de flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, de flauta-doce e percussão. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro, das 9h às 13h e das 15h às 19h. A primeira aula acontece no dia 18 de fevereiro.

O Sesc Pantanal oferece aos alunos todo o material de uso coletivo e individual, uniforme, lanche e também transporte que passa pelos bairros Cohab Nova, Bom Pastor, João Godofredo, Centro e Cruz Preta, utilizando pontos estratégicos para alcançar os alunos que moram mais distantes.

Dentre as 117 vagas ofertadas, 77 serão disponibilizadas para as rematrículas dos alunos veteranos. As outras 40 vagas serão distribuídas, sendo 32 de forma gratuita, por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc (PCG) que privilegia pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, prioritariamente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes, além de alunos matriculados ou egressos da educação básica pública. Já as outras oito vagas serão destinadas ao público pagante, sendo cobrado o valor mensal de R$ 20 para trabalhadores do comércio com o Cartão Sesc na validade e R$ 40 para o público em geral.

No momento da inscrição, realizada na Sala de Matrícula, o candidato ou responsável deve apresentar os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Comprovante de Residência (com emissão inferior a 60 dias).

De acordo com a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, as aulas da orquestra são uma oportunidade para as crianças desenvolverem seus talentos. “Mais que aprender a tocar um instrumento, as aulas também contribuem para a memorização, concentração e trabalho em equipe”, destaca.

Novo Aprendizado

Aluno da orquestra em 2019, Leandro Torrezan, 15 anos, do bairro Godofredo gosta de música pela possibilidade de aprender. “Escolhi o violoncelo porque é um instrumento lindo, com um som bonito. As músicas nele ficam maravilhosas. A música representa muitas coisas para mim, representa vida, amor, felicidade e respeito”, disse.

A técnica de enfermagem Cristina Astrizi, 32 anos, mãe do Leandro, conta que o filho sempre gostou de música e, desde os 10 anos, já tinha o interesse em tocar um instrumento. “Ele teve uma mudança muito positiva depois que iniciou a orquestra. É muito cuidadoso, pontual e tem desempenhado um talento maravilhoso. É maravilhoso esse curso”, avalia.

Para mais informações, acesse o edital pelo link http://abre.ai/sescpantanal

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Carnaval Banana-folia de Livramento será aberto oficialmente no sábado

Publicado

em

O tradicional Carnaval Banana-folia de Nossa Senhora do Livramento promete muita animação para este ano. A Praça de Eventos está recebendo os retoques finais para servir de espaço para a folia de momo mais tradicional da Baixada Cuiabana.

No sábado (22), às 22h30 acontece a abertura oficial do Carnaval Banana-folia 2020. Em seguida, às 23h00, haverá entrada e desfile dos blocos carnavalescos na Praça do Carnaval. Logo após, às 23h15, a animação ganha à praça com as apresentações musicais das bandas regionais e grupos convidados. Às 03h30hs acontece o encerramento do primeiro dia, e às 04h00 a dispersão do público. Contudo, vale ressaltar que já neste dia, além do frenético ritmo carnavalesco, a organização esta preparando para os foliões, uma praça de alimentação recheada com lanches variados, comidas típicas como carne-seca com arroz, costelinha de porco com arroz, paçoca de pilão, porções de peixe frito a palito, quibe e croquete de peixe, bobó de galinha, strogonoff, pasteis, caldos diversos e bebidas em geral. Haverá também área de lazer infantil.

No domingo (23), a programação já começa a partir das 17h00 com a feira da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos. Trata da tradicional feira ‘É de Livramento’, com produtos atrativos produzidos pelos próprios papa-bananas. “Iremos oferecer na feira tudo aquilo que temos de melhor no município, produzido pelos pequenos produtores locais como hortaliças, frutas, banana, mandioca, abóbora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, enfim, tudo proveniente do campo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Livramento José Eugênio Maciel.

A gastronomia também oferecerá aos visitantes variedades em pratos típicos como a paçoca de pilão com arroz Maria Isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também contarão com outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, e pastéis. No artesanato também apresentará diversidade de produtos: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. “Tudo produzido por artesões de livramento”, voltou a salientar o secretário que anda acrescenta: “Tudo acompanhado de boa musica com bandas regionais e grupos convidados tocando os mais variados ritmos. Lembrando que todos os dias terão bebias em geral e área de lazer infantil.”

Ainda no domingo, às 18h00, alunos da academia Studio J-FIT animarão os presentes com as melhores coreografias de exercícios/danças. Às 19h00 acontece a abertura da matinê com as bandas musicais regional e convidados. Neste dia, o encerramento acontece às 00h30hs e a dispersão de público às 01h00.

Na segunda-feira (24), o inicio se dará às 18h30 ao ritmo de som mecânico. Às 23h15 será autorizado a entrada e desfile dos blocos na Praça do Carnaval. Às 23h00 começa o show baile com bandas regionais e grupos convidados. Neste ultimo dia, o encerramento acontece às 03h30 e às 04h00, a dispersão de público.

Para o acesso dos foliões na Praça de Eventos, haverá necessidade da revista por seguranças desarmados, não permitindo a entrada de garrafas e copos de vidros, isopor com bebidas e outros. O acesso à praça será gratuito

 

Por Elizeu Silva

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana