conecte-se conosco



Galeria de Fotos

Inauguração das novas instalações do Cartório do 2º Ofício no Várzea Grande Shopping

Publicado

em

Fotos por Robson Silva

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Galeria de Fotos

Abertura da Semana da Prematuridade pontua a importância do manejo correto e boas práticas

Publicado

em

Abertura da Semana da Prematuridade pontua a importância do manejo correto e boas práticas 

Começou, na segunda-feira (16), a edição 2020 da Semana da Prematuridade no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), com o propósito de integrar assistência e academia e voltado aos profissionais nessa especialidade, tanto da rede pública quanto particular de Saúde. A programação, em período integral, segue até quinta-feira (19), é diversificada e alusiva ao Novembro Roxo, mês dedicado à prematuridade.

“A interlocução multiprofissional e a ênfase nas boas práticas e manejo correto são os pontos-chave do evento”, ressaltou a chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCISIN) do HUJM, Patrícia Cristina Borges Florencio.

As atividades são realizadas em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (FM/UFMT) e abrangem capacitações em diversos temas relacionados à prematuridade, como manejo da dor, colostroterapia, diferenças com a gestação de alto risco, amamentação, segurança do paciente, método canguru e prevenção de infecções.

“Hoje, cerca de 30% a 40% dos bebês nascem de forma prematura. Quanto mais prematuro, mais o bebê requer cuidados detalhados e minuciosos, assim como o suporte à família. Portanto, é vital que o acompanhamento ocorra de forma harmônica, permeada por constante articulação entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. Foi com base nessa premissa que elaboramos a programação priorizando a excelência profissional”, observou a gestora.

Também estão presentes na agenda momentos de interação e confraternização com as famílias dos pacientes, integrando a comunidade hospitalar em geral.

Humanização e integração multiprofissional 

Uma das principais características do atendimento no HUJM, a humanização é um componente fundamental e presente na atuação dos profissionais da UTI Neonatal, aliada ao acompanhamento multiprofissional. “O momento de visita, ainda mais no contexto da pandemia, é significativo para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê até a alta integral da unidade”, pontuou a enfermeira Arianne Fernandes.

A doméstica licenciada Benedita Ribeiro de Lima, mãe de Bruno Ribeiro Zark (hoje com quase três meses), teve um susto: o bebê nasceu com suspeita de Covid-19. Ficou sob isolamento e, após os testes constatarem resultado negativo para a enfermidade, foi encaminhado para a UTI Neonatal.

“Cada momento torna-se único, e cada profissional está sempre à disposição para nos tranquilizar e manter atualizados da condição do meu filho. Durante todo o período de isolamento, a comunicação era excelente”, afirmou, até o tão esperado primeiro encontro direto ocorrido em 03 de setembro. “Poder sentir o calorzinho dele e ele, o meu, é uma grande vitória para mim”, finalizou.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana