conecte-se conosco



Variedades

Hospital de Câncer inaugura UTI pediátrica

Publicado

em

Na manhã de terça (21) o Hospital de Câncer de Mato Grosso apresentou oficialmente a nova Unidade de Terapia Intensiva pediátrica. A UTI conta com 10 leitos, sendo dois deles isolamentos, totalmente equipados para atender pacientes de zero a 14 anos. Com a inauguração, começa também a corrida para credenciamento e habilitação, a fim de dar início aos atendimentos.

Fruto de anos de trabalho e doações, a unidade é uma conquista que representa o fechamento do ciclo de tratamento do paciente oncológico, que agora conta com todo o suporte necessário dentro da própria instituição, diminuindo a necessidade de transferências, garantindo mais segurança para os pequenos que lutam contra o câncer e mais conforto para suas famílias.

O presidente do Hospital de Câncer, Laudemi Moreira Nogueira, ressalta a alta tecnologia empregada na nova unidade, que deve figurar entre as mais modernas do estado. Apesar do foco ser nos pacientes oncológicos, outros pacientes também poderão ser atendidos, quando for necessário o cuidado intensivo.

Apesar de inaugurada, a UTI não está recebendo novos pacientes. A diretoria do Hospital destacou que é preciso passar por um processo de fiscalizações, credenciamentos e habilitações para garantir que a unidade seja sustentável e possa iniciar os atendimentos. A parceria e apoio do poder público, em todas as esferas, é importante para que o processo tenha celeridade, apesar da burocracia, e que a sociedade possa colher os frutos desse trabalho.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald e criador do McDia Feliz no Brasil, Chico Neves, viajou do Rio de Janeiro para Cuiabá a fim de prestigiar a inauguração. Ele reforçou que o grande objetivo do Instituto é aumentar os índices de cura do câncer infantojuvenil, que hoje é a doença que mais mata crianças e adolescentes no país.

Ao longo dos anos o Instituto já apoiou reformas na pediatria do Hospital, a construção do Espaço da Família e da UTI pediátrica. O próximo projeto, que receberá recursos do McDia Feliz de 2018 e das próximas edições é a reforma da internação pediátrica.

Doações viabilizaram UTI

O projeto da UTI começou a ser pensado em 2014, quando foi identificada a necessidade de atendimento intensivo. Entre 2015 e 2017, parte dos recursos do McDia Feliz foram direcionados para as obras e compra de parte dos equipamentos. A campanha é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald e conta em Mato Grosso com o apoio da Bom Futuro, empresa padrinha da campanha junto ao Hospital de Câncer.

 Em 2017 a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) e a AMPA (Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão) arrecadaram doações com produtores rurais para alavancar o projeto com a compra de móveis e equipamentos. Da mesma forma, a AACC-MT (Associação de Amigos da Criança com Câncer) realizou doação para compra de equipamentos.

Nos três anos de arrecadação de recursos foram mobilizados, além dos produtores de todo o estado, 86 empresas e cerca de 1.400 voluntários. Além das campanhas, duas emendas parlamentares federais complementaram o valor final.

A cerimônia contou com a presença de voluntários, pacientes e parceiros do Hospital. Diretores das instituições parceiras compuseram a mesa de abertura e reforçaram a grandeza da obra, bem como a importância das parcerias para o crescimento do Hospital e garantia do tratamento oncológico de qualidade no estado.

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Noticias

Vitima da covid-19 diretor da Cooperativa Sicoob Integração morre em Cuiabá

Publicado

em

A Cooperativa Sicoob Integração, perdeu nesta terça-feira (19),  um de seus cooperadores, o Diretor Administrativo Financeiro da cooperativa, Higor Silveira Chaves de 37 anos, teve sua vida ceifada vítima da covid-19.

A Sicoob publicou no seu Instagram @sicoobintegracao  se posicionou deixando uma mensagem para os amigos e familiares que perderam mais um ente querido para essa doença que assola o mundo.

Veja na íntegra mensagem:

“É com imensa tristeza e muita dor
que o Sicoob Integração comunica o falecimento do nosso Diretor Administrativo Financeiro, Higor Silveira Chaves.

Ele parte deixando-nos o exemplo, de amizade, de profissionalismo e de tamanha espiritualidade dedicado a todos ao seu redor.

Externamos os mais sinceros e profundos
sentimentos a toda a família e amigos.”

 

Enfrentado a mais de um mês a doença na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Femina, na Capital, Higor não resistiu e faleceu nesta madrugada.

A Cooperativa Sicoob Integração em uma forma de alento aos familiares ressaltou as qualidades do Diretor Administrativo.

 

Situação da Covid-19 no Estado

Na noite da última segunda-feira (18) a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), notificaram entorno de 200.134 casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso e registrados 4.815 mortes em decorrência da doença.

Foram notificadas 1.128 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 200.134 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.279 estão em isolamento domiciliar e 185.997 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 279 internações em UTIs públicas e 340 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 70,59% para UTIs adulto e em 39% para enfermarias adulto.

Chegou no último dia 18, a vacina da Coronavac em parceria com o Instituto Butantan (SP), o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 foi iniciado com um evento que teve a presença do Governador do Estado, Mauro Mendes (DEM). Em ato simbólico, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dez profissionais que atuam na linha de frente da pandemia no Estado receberam a primeira dose do imunizante.

O Estado recebeu, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses, dentre elas indígenas. O imunizante se encontra, em separação no Centro de Distribuição do Governo do Estado, e será encaminhado para os 141 municípios nas primeiras horas de hoje (19).

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana