conecte-se conosco



Várzea Grande

Escolas municipais comemoram conquistas do Funcional Kids 2018

Publicado

em

A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Professora Líbia da Costa Rondon” e EMEB “Gonçalo Domingos de Campos” CAIC foram às campeãs da segunda edição do Circuito Funcional Kids, realizado na manhã desta quarta-feira, 10, no miniestádio Basílio Tavares, no Ipase.

Segundo o Superintendente de Esporte da Secretaria de Educação, Jadir Pereira, cerca de 1200 alunos compareceram para torcer por suas equipes nesta segunda edição do Circuito Funcional Kids, que contou com a participação de 40 escolas e 12 equipes de cada categoria participantes das disputas da fase final. “Foi uma grande festa que culminou com a premiação dos vencedores. Todos os alunos participantes ganharam medalhas, como forma de valorização pela participação”, disse.

No evento houve espaço reservado para o miniparque de diversões. A Polícia Florestal esteve presente com uma exposição de animais silvestres empalhados despertando o interesse dos alunos pela causa ambiental.

A Banda Municipal sob a regência do maestro Ueliton dos Santos, participou ativamente do evento desde o início, apresentando números musicais nacionais, internacionais e regionais, garantindo a animação do público.

Conforme a apuração dos tempos de cada equipe, a classificação geral apontou a equipe da EMEB “Gonçalo de Campos” do bairro Jardim Alá a primeira colocação na Categoria B (alunos nascidos entre 2010 a 2013) com o tempo de 2 minutos, 27 segundos e 80 centésimos; em segundo lugar ficou com a equipe da EMEB “José Estejo de Campos” com o tempo de 2 minutos, 41 segundos e 92 centésimos; e o terceiro lugar ficou para a equipe da EMEB “Elias Domingos” com o tempo de 2 minutos, 43 segundos e 91 centésimos.

Na categoria A (alunos nascidos entre 2006 a 2009) o primeiro lugar ficou com a equipe da EMEB “Professora Líbia da Costa Rondon” que pontuou 2 minutos, 11 segundos e 57 centésimos; o segundo lugar ficou com a EMEB “Paulo Freire”, com o tempo de 2 minutos, 22 segundos e 29 centésimos, seguida pela equipe da EMEB “Gonçalo Domingos de Campos”, terceira colocada nesta categoria com o tempo de 2 minutos, 24 segundos e 74 centésimos.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o Circuito Funcional Kids, é uma inovação implantada no ano passado nas escolas da Rede Pública de Várzea Grande, desenvolvido pelos técnicos da Superintendência, com o objetivo de oferecer atividades lúdicas e competitivas aos alunos, propiciando benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que, além da aprendizagem de movimentos, são destacados princípios do treinamento funcional como: trabalho e integração das diferentes capacidades físicas – coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade – desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como transferência do movimento, que nada mais é do que aplicabilidade dos movimentos aprendidos em atividades do dia a dia.

“ São atividades que despertam no aluno o senso crítico e competitivo. O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que as práticas de interação torna o aluno mais atento, e abre perspectivas de competitividade. O mundo é competitivo, e os alunos com estas práticas aprendem no dia a dia, que eles podem interagir e vencer, além de enfrentar desafios. É o “aprender a conhecer”, o que significa ser capaz de “estabelecer pontes – entre os diferentes saberes, entre estes saberes e seus significados para nossa vida cotidiana, entre estes saberes e significados e nossas capacidades interiores”, disse o secretário citando trechos do documento PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

PM prende mulheres com 40 tabletes de droga suspeitas de usar crianças para despistar abordagem

Publicado

em

Em Várzea Grande, policiais da 15ª Companhia de Força Tática da Polícia Militar prenderam no início da tarde desta quinta-feira (26.11) duas mulheres e apreenderam uma adolescente de 14 anos por tráfico de droga.

As prisões ocorreram no bairro Santa Maria e levaram à apreensão de 40 tabletes de maconha. A primeira mulher, de 27 anos, estava na porta da uma residência com um objeto na mão e o descartou assim que percebeu a aproximação da equipe FT01.

Ela até tentou fugir, mas os policiais não só a detiveram como constataram que o pacote descartado era um tablete de maconha. Em seguida, dentro da residência, encontraram mais 39 tabletes, e efetuaram a segunda prisão e a apreensão da adolescente.

De acordo com a narrativa dos policiais, no interior da casa também havia duas crianças, de 5 anos e de 1 ano e 8 meses. Elas brincavam ao lado da caixa de papelão onde estavam armazenados 39 tabletes de maconha.

A Força Tática chegou até esse ponto de droga a partir de uma denúncia anônima. A informação era que uma criança de colo estaria sendo usada no tráfico para despistar a polícia. As duas mulheres não só admitiram a prática de tráfico de droga como entregaram aos policiais um caderno com anotações das vendas.

As três mulheres foram conduzidas à central de Flagrantes do Cisc Parque do Lago juntamente com a droga. Para o mesmo local, permanecendo em ambiente diferente e com vestes e alimentos, as duas crianças ficaram sob a responsabilidade de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto as medidas legais estavam sendo adotadas.

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana