conecte-se conosco



Cuiabá

Entrada no Hospital Municipal de Cuiabá é restringida para proteger equipamentos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde restringiu a entrada e circulação de pessoas no Hospital Municipal de Cuiabá, Dr. Leony Palma de Carvalho (maior complexo hospitalar de Mato Grosso, que também abrigará o novo Pronto Socorro da capital), para proteger os equipamentos instalados no local.

Segundo explicou o secretário de Saúde do Município, Luiz Antônio Possas de Carvalho a restrição é necessária para resguardar os equipamentos instalados que já estão devidamente higienizados e prontos para serem usados em pacientes.

“O Hospital Municipal de Cuiabá está pronto, inaugurado e totalmente abastecido com equipamentos que já estão higienizados e prontos para serem usados em pacientes. Por isso, devemos seguir à risca todas as legislações que preveem a assepsia do local, evitando todo e qualquer risco de contaminação”, frisou.

Conforme apresentado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (28), durante cerimônia de inauguração, por se tratar de equipamentos de última geração e de alto custo, a prefeitura firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar para que a segurança do local seja feita até que o município consiga reverter a decisão judicial, da juíza Célia Vidotti, que impede o funcionamento imediato do novo hospital.

“O HMC é a realização de um sonho meu e de todos os mato-grossenses que buscam atendimentos em Saúde na nossa capital dos 300 anos. Então, embora seja  natural que muitas pessoas queiram conferir de perto a realização deste sonho, além do risco de contaminação é preciso ressaltar que ele foi equipado com aparelhos e instrumentos de última geração e de alto custo e nós precisamos proteger esse patrimônio que representa a virada de página da Saúde no Estado. Por esta razão, firmamos um compromisso com a Polícia Militar e, até que o HMC entre em pleno funcionamento, uma vez que estamos atendendo uma determinação judicial que infelizmente nos impede de acolher o público imediatamente, apenas pessoas que trabalham no local estarão autorizadas a entrar. Dentre elas, estão  os policiais que fazem a guarda e segurança desse sonho que se tornou real para todos nós cuiabanos e mato-grossense”, concluiu o prefeito.

Nova página na Saúde

A implantação do novo que hospital será feita em quatro etapas e ele estará operando com 100% da sua capacidade no aniversário de 300 anos de Cuiabá, em 8 de abril de 2019. Neste domingo (30), o prefeito Emanuel Pinheiro divulgou um vídeo onde explicou que neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.

A 2ª etapa, segundo o gestor, ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia. Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgias entram em funcionamento.

Pinheiro ainda ressaltou que os desafios para 2019 ainda são muitos, mas a entrega do HMC, demonstra que a Saúde Pública de Cuiabá, já começa a virar à página e escrever uma nova história.  “Chegando ao fim de 2018, onde estamos prestes a completar dois anos de gestão e, esta é a hora de fazermos uma nova prestação de contas à população. E na Saúde, fechamos um ciclo dando lugar ao HMC que é o maior complexo hospitalar de Mato Grosso. Prouve a Deus que um cuiabano concluísse e entregasse em tempo recorde as obras deste marco histórico que há muitos anos era o sonho de todos os mato-grossenses: uma vez que mais de 60% da população de outros municípios buscam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou.

O prefeito ainda reforçou que continuará com seu gabinete no HMC até o aniversário de 300 anos. “Como prova do meu compromisso e empenho em escrever com muita humanização cada linha desta nova história, continuarei com o meu gabinete aqui HMC, até o dia 08 de abril, quando finalmente o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho estará 100% em funcionamento”.

  Fonte: Assessoria

Cuiabá

Vacina Cuiabá já atendeu quase quatro mil profissionais da Saúde em cinco dias

Publicado

em

por OZIANE RODRIGUES

 

 

A estrutura do Vacina Cuiabá – instalada no Centro de Eventos do Pantanal pela gestão Emanuel Pinheiro – já possibilitou a imunização de 3.787 trabalhadores da Saúde, em apenas cinco dias. “Todos os esforços são mantidos pela Prefeitura de Cuiabá para preservar e salvar vidas. Cuiabá estruturou a rede, montou leitos exclusivos para atender as vítimas da Covid, atuamos com medidas duras, mas necessárias para evitarmos à disseminação do novo coronavúrus. Mediante a chegada  na última semana da Coronavac, nossa equipe vem trabalhando sete dias por semana para garantir que nossos profissionais de saúde sejam vacinados”, disse  o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Com o montante, Cuiabá já alcança 47% de aplicação das 8.027 doses recebidas do Governo Federal. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Valeria Oliveira, o sucesso se deu à soma de múltiplos esforços desde o prefeito aos aplicadores da vacina.

“Estamos preparados para que tudo ocorra como planejado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela secretária Ozenira Félix, e graças a Deus está tudo saindo conforme idealizado. E esse resultado, em apenas quatro dias e sem qualquer aglomeração ou intercorrência que prejudicasse a ação, é a prova de que a soma de esforços que está acontecendo desde os nossos gestores, profissionais da limpeza, organizadores aos aplicadores da vacina, está dando certo”,frisou a coordenadora.

Nesta fase, apenas os profissionais que atuam como linha de frente no combate à doença, sejam em hospitais e Pronto Atendimento 24h, públicos e privados, bem como os das 21 unidades referências para Covid-19 da Atenção Básica, estão aptos a serem imunizados.

A estrutura no Centro de Eventos do Pantanal tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia. A vacinação está sendo realizada no Centro de Eventos do Pantanal, de segunda a domingo, das 7h às 22h.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana