conecte-se conosco



Eventos

Ensaios da Confraria do Bode começam no dia 26 de janeiro

Publicado

em

Samba enredo definido, é chegada a hora de cair na folia e ensaiar para fazer bonito nas avenidas de Chapada dos Guimarães e na Orla do Porto, em Cuiabá, durante o carnaval cuiabano, confirmado pela Secretaria Extraordinária dos 300 anos. Aos sábados, de janeiro e fevereiro, a partir do dia 26/01, a bateria “Touceira Confraria do Bode” e convidados prometem agitar os foliões da baixada cuiabana.

O carnaval 2019 vai trazer um toque especial. A Confraria vai celebrar os 20 anos de tradição do Bode do Karuá e os 300 anos da capital mato-grossense, com o enredo “Bate na palma da mão, vem faz a festa, chegou a hora é tempo de comemorar os vinte anos de samba da Confraria, trezentos anos de amor por Cuiabá…Salve, salve Cuiabá cidade verde…”.

Os ensaios oficiais serão realizados no espaço de festas da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá. A festança vai ser comandada pela bateria “Touceira Confraria do Bode” e convidados especiais como, SeduSamba (26/01), Fissura (02/02), Trio Maravilha (09/02), Léuo Araújo (16/02) e Banda Tome Aí (23/02).

Os ingressos podem ser adquiridos, por preços especiais, na Casa de Festas, Loja Mexe o Doce, Prime Eventos e Dallas Papelaria. Pista: 20,00 (vinte reais) e bangalôs para 10 pessoas R$ 500,00 (quinhentos reais). Informações: (65) 9 9273-0161.

 

 

Enredo na ponta da língua:

 

“Bate na Palma da Mão
Vem faz a festa
Chegou a hora é tempo de comemorar
Os Vinte anos de Samba da Confraria
Trezentos anos de amor por Cuiabá

Salve salve Cuiabá Cidade Verde
Do povo alegre hospitaleiro e gentil
A Confraria faz parte dessa história
Na maior festa popular do Brasil
Suas igrejas e casarões coloniais
Crendices lendas sua cultura e muito mais
São Vinte anos levantando seu astral
Na Confraria a alegria é Geral

Ô ô ô ô capital do sol mais quente
E e e a a você vou exaltar
São 20 anos de festa na Confraria
Três centenários de amor poro Cuiabá

É Carnaval meu coração explode
Quero sambar na Confraria do Bode
Na avenida da Chapada
Vou homenagear
Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá”

 

Confira a agenda oficial:

Data: 26/01 (sábado)

Horário: 17h

Local: Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá.

Atrações: Bateria “Touceira Confraria do Bode” e SeduSamba

Data: 02/02 (sábado)

Horário: 17h

Local: Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá.

Atrações: Bateria “Touceira Confraria do Bode” e Fissura

Data: 09/02 (sábado)

Horário: 17h

Local: Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá.

Atrações: Bateria “Touceira Confraria do Bode” e Trio Maravilha

Data: 16/02 (sábado)

Horário: 17h

Local: Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá.

Atrações: Bateria “Touceira Confraria do Bode” e Léuo Araújo

Data: 23/02 (sábado)

Horário: 17h

Local: Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof -MT), em Cuiabá.

Atrações: Bateria “Touceira Confraria do Bode” e Banda Tome Aí

 

Da Assessoria

Eventos

População aprova instalação de Escola Militar Tiradentes em Várzea Grande

Publicado

em

Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (21.01) pais, alunos, comunitárias e moradores aprovaram a transformação da Escola Estadual Nadir de Oliveira, localizada no Bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, em Escola Estadual Militar Tiradentes.

Reunidos na quadra esportiva da unidade escolar por mais de três horas, a comunidade conheceu e debateu sobre o modelo de ensino, regulamento, resultados, entre outros detalhamentos do ensino militar, um modelo que já é aplicado em outras sete cidades mato-grossenses. Também foi apresentado e detalhado o ensino e as atividades atuais desenvolvidas na Escola Nadir de Oliveira.

A população compareceu, se cadastrou para votar e teve direito a voz. Dois representantes de cada segmento, professores, pais, alunos, comunidade, lideranças, entre outros tiveram espaço para se posicionarem contra e a favor. Ao final ocorreu votação que aprovou a mudança.

Essa será a primeira escola militar de Várzea Grande e a segunda da região metropolitana. Em Cuiabá está instalada a mais antiga unidade de ensino público militar. A Escola Tiradentes cuiabana existe há 35 anos e atualmente tem cerca de 1.200 alunos matriculados.

O coordenador de ensino na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar, tenente-coronel André William Dorileo, que fez a apresentação da escola militar, explicou que na nova escola será ofertado ensino a partir do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Dorileo também disse que, assim como as demais unidades militares, essa será uma escola pública da rede estadual de acesso gratuito e administração em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O tenente-coronel Dorileo também assegurou que os alunos que estão matriculados na escola terão garantia de vaga, exceto os que recusarem o ensino militar.

Também presente na audiência pública, o diretor da Deip-PMMT, coronel André Avelino Neto, avaliou a aprovação como uma grande vitória e oportunidade para comunidade várzea-grandense.

A partir de agora, informou Cel Neto, a Polícia Militar, por meio de sua Diretoria de Ensino e em parceria com a Seduc, dará início ao processo de transição para o ensino militar.

Atualmente, o Estado conta com sete unidades de Escolas Tiradentes que atendem cerca de 3.500 estudantes. Estão sediadas nas cidades de Cuiabá, Confresa, Rondonópolis, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

As escolas militares mato-grossenses são destaque nos exames do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). As notas referentes a 2019, apresentadas em 2020, superam a média da rede estadual.

Os alunos da Escola Tiradentes Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, da cidade de Juara e a Escola Tiradentes Soldado PM Adriano Moraes Ramos, em Lucas do Rio Verde conquistaram as notas mais altas (7,1) das séries finais do ensino fundamental na avaliação do Ideb. Em Cuiabá, a Escola Tiradentes obteve o índice do Ideb de 6,4, o maior das escolas estaduais da baixada cuiabana.

 

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana