conecte-se conosco



Polícia

Empresária é presa por furto qualificado de energia elétrica

Publicado

em

Uma nova operação conjunta entre a Energisa, Polícia Judiciária Civil e Politec resultou em mais uma prisão por furto de energia elétrica em Mato Grosso. O alvo dessa vez foi o posto de gasolina Cacique, localizado em Campo Verde, que estava desligado no sistema da Energisa desde novembro de 2015, mas continuava usando energia sem pagar. A estimativa é de que 40 mil kWh foram consumidos nesse período, o que daria um conta de luz equivalente a aproximadamente R$ 25 mil. A responsável legal pelo posto foi presa por furto qualificado com o emprego de fraude.  A operação aconteceu na quinta-feira (04).

O transformador de 45 kVA usado para rebaixar a energia da alta tensão para uso do posto foi retirado por ordem da Polícia Civil e confiscado como arma do crime, pois sem ele não seria possível ocorrer o furto. Essa não foi a primeira vez que as equipes da Energisa foram até o local, porém, nas vezes anteriores, como o transformador ficava no local, o cliente se auto religava, consumindo energia que não era faturada.

Sidney Tavares, gerente de Combate à Perdas da Energisa Mato Grosso, conta que além do posto, uma borracharia e uma casa, ambos anexos ao posto, também usavam a energia que vinha do transformador. “A Energisa vem monitorando todas as unidades que têm suspeita de ligação irregular e com o apoio das Polícias Militar, Civil e Politec, tem conseguido combater esses crimes”, diz Sidney.

Essa é a segunda operação em uma semana. Na terça-feira (2), o proprietário de uma algodoeira de Primavera do Leste foi preso por furto qualificado de energia elétrica.  A empresa estava com a rede elétrica ligada diretamente na rede de distribuição e furtando aproximadamente 720 MWh de energia, total suficiente para abastecer uma cidade no porte de São Pedro da Cipa por dois meses.

O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com previsão de pena de uma a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa.

Fonte: EMT

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia

PM detém suspeito de tentativa de homicídio e apreende espingarda usada no crime

Publicado

em

Policiais militares do Núcleo de Santa Cruz do Xingu (a 1.230 km de Cuiabá) prenderam no domingo (22.11), um homem por tentativa de homicídio. Na segunda-feira (23), os agentes localizaram a arma usada no crime.

As diligências iniciaram depois que a vítima, um homem, deu entrada no hospital da cidade atingido por um disparo de arma de fogo. Consciente, ele apontou o autor. Contou que tudo aconteceu depois de um desentendimento, mas antes ambos consumiam bebida alcoólica.

Horas depois o denunciado foi encontrado e detido. Questionado onde teria deixado a arma usada no crime, respondeu que tinha usado uma faca, mas deixou no local.

Os policiais continuavam a procura quando foram informados que a carabina calibre 22 com as munições estariam em uma propriedade próxima de onde o fato ocorreu, debaixo de uma cama. No local, a informação foi confirmada.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana