conecte-se conosco



Cuiabá

Em Cuiabá, cursos ensinam as crianças a lidarem com suas emoções

Publicado

em

“Respira, não foi nada”. “Está tudo bem”. “Não tem necessidade de chorar”. Quantas vezes você já usou frases como estas em prol de tentar frear um ataque de raiva ou fazer cessar as lágrimas do seu filho? Apesar de a intenção ser legítima – até porque ninguém gosta de ver uma criança sofrer –, esse posicionamento desperdiça a chance de ensinar a criança a lidar com as próprias emoções e, portanto, de aprender sobre si mesma.

Tanto que, para auxiliar os pequeninos a reconhecerem os sentimentos que os afligem e encontrar maneiras saudáveis de expressá-los, cursos sobre inteligência emocional voltado para crianças vem ganhando força em Cuiabá. Entre eles, está a “Jornada das Emoções”, destinado para crianças de 4 a 12 anos, que ao longo de quatro encontros semanais trabalham suas emoções por meio de atividades lúdicas em grupos distintos.

Conforme explica a idealizadora do programa, a psicóloga clínica e coach infantil Gina Coelho, assim como preconiza a Escola Superior de Educação de Coimbra, a percepção emocional ajuda as crianças a reagirem adequadamente. Inclusive, a capacidade de regular as emoções as auxiliam a ter mais sucesso junto aos pares – como, por exemplo, quando percebem as emoções dos outros e interagem com sucesso no momento em que um amigo o magoa ou está zangado.

“Vivo essa experiência maravilhosa com meus alunos da ‘Jornada das Emoções’, com meus pacientes no consultório e em casa – como avó. É encantador ver o momento em que as crianças começam a identificar as emoções dentro delas e começam a falar juntos, citando exemplos. Aliás, nessa travessia é importante contar com um adulto ajudando-as a entender tudo isso – com acolhimento e auxílio para aprenderem a nomear o que sentem”, ressalta.

Gina complementa que durante o curso os pequeninos trabalham a autoconsciência emocional, a gestão das emoções, como controlar produtivamente as emoções, a empatia e como gerir relacionamentos. Entre os benefícios, estão a melhora significativa de comportamentos agressivos e birras, maior facilidade de dialogar em momentos difíceis ou de conflito, maior facilidade de se expressar no mundo, maior autoestima e segurança, além da formação de pais mais assertivos e conscientes do seu papel.

“Nas aulas, as crianças têm contato consigo mesmas. Muitas não entendem o que sentem e não sabem reconhecer e diferenciar as cinco emoções: raiva, tristeza, alegria, medo e nojo – que, na vida adulta, ganham novas vertentes. O medo pode se manifestar em adultos como ciúme, preocupação, angústia, ansiedade e insegurança. Logo, quando uma criança compreende essas emoções, ela se torna uma adulto capaz de conhecer, controlar e respeitar os próprios sentimentos”, destaca.

SERVIÇO – O curso “Jornada das Emoções” está com matrículas abertas. Mais informações pelo contato (65) 98459-4348 ou pela fan page www.facebook.com/psicologaginacoelho/ .

 

 

 

Fonte: Assessoria – Gina Coelho.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Emanuel expõe contradições de Abílio em debate e diz que máscara de adversário está caindo

Publicado

em

 

Em debate promovido pela Fecomércio na noite desta terça-feira (24), o prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB) evidenciou a tentativa de seu adversário em esconder apoios políticos recebidos em sua campanha, bem como o novo responsável por seu marketing.

Emanuel lembrou, por exemplo, que mesmo se dizendo o novo, o candidato Abílio Júnior (Podemos) se aliou a nomes como o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França (Patriotas) e ao governador Mauro Mendes (DEM). Citou também que, apesar de pregar fazer uma campanha “franciscana”, Abílio tem como marqueteiro Antero Paes de Barros.

Abílio reiterou durante o debate que ele e seu vice Felipe Wellaton (Cidadania) são os responsáveis pelo marketing. A declaração contradiz o que foi afirmado pelo próprio Antero, que admitiu estar contribuindo com o marketing sem cobrar pelo serviço e numa ajuda articulada pelo governador.

“Existe um condenado na sua coligação, candidato. Na minha não. O senhor se referiu a Gisela com a frase ‘mesmo sendo mulher’, disse que ia extinguir a Secretaria da Mulher, mas voltou atrás e está aí rifando secretarias. Está mostrando sua verdadeira face à sociedade”, citou o prefeito.

“Seu marketeiro Antero faz o serviço de graça? O senhor é sortudo demais, teve uma baita sorte. Todo mundo resolveu de forma benevolente lhe ajudar”, emendou Emanuel.

“Caindo a máscara”

O prefeito Emanuel Pinheiro disse também que o período eleitoral tem evidenciado condutas praticadas por seu adversário, incluindo a indicação de servidores fantasmas.

Segundo Emanuel, enquanto vereador, Abílio tentou, por exemplo, indicar apadrinhados políticos sem qualificação para a prefeitura de Cuiabá, o que não foi aceito pela atual gestão.

“Está caindo a máscara do senhor. Tem muito mais coisa aparecendo para desmascarar essa figura de falso puritano. Tentou me corromper, indicar apadrinhados, sócios de seu escritório e eu não aceitei. Não seja leviano, irresponsável. Corrupto é o senhor, corrupto e mal intencionado, envolve familiares e até servidor fantasma”, disse o prefeito.

“Olhe o seu gabinete, o senhor não abre mão de um centavo de verba indenizatória e quer vir aqui dar de bom moço, dizer que vai enxugar gastos na Prefeitura. Não enxugou nem em seu gabinete”, emendou o emedebista.
Emanuel encabeça a coligação “A Mudança Merece Continuar”, composta por 11 partidos – MDB, PP, PV, PSDB, REPUBLICANOS, PL, PTC, PCdoB, PMB, PTB e SOLIDARIEDADE – e tem como candidato a vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

PorvAssessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana