conecte-se conosco



Cultura

Drive Thru de Leite Materno comemora 1 ano de inauguração em Hospital de Cuiabá

Publicado

em

ComunicArte
Assessoria de Imprensa/HBSH

Nesta terça-feira (28.08) foi dia de comemorar um ano de inauguração do 1º Drive Thru de coleta de leite materno do Brasil, que está localizado na parte externa do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH). Participaram da comemoração, o presidente do hospital, Dr. Marcelo Sandrin, a idealizadora do projeto, Dra. Isa Keila, as doutoras do peito que são responsáveis pelo trabalho do local e as mães que estão cadastradas no sistema de doação e também as que estavam pelo Santa Helena no momento da celebração.

Segundo informações do Drive, cerca de 573 mulheres estão cadastradas hoje no sistema e o posto arrecada em torno de 5 litros de leite por semana, os quais são armazenados em um freezer até o momento das doações. As doações são encaminhadas para o Hospital Geral onde é realizada a pasteurização, depois uma parte do leite arrecadado volta para a UTINEO do HBSH e é distribuído para os recém-nascidos, principalmente os prematuros ou para aquelas mães que não podem amamentar.

“Estamos muito contentes e realizados com o resultado desse projeto, que vem para aumentar a doação de leite humano e para diminuir a mortalidade infantil através deste acesso fácil. Agradeço a equipe que contribui para esse trabalho maravilhoso e aproveito para convidar as mães que estão amamentando para vir conhecer o espaço e até mesmo virem a ser doadoras”, disse Isa durante a comemoração.

Para Kenya Monteiro, o Drive Thru foi essencial para a recuperação da Ayla, sua filha que nasceu há 4 meses no HBSH com algumas complicações. “Sou muito grata por esse projeto que me ajudou muito. Quando a gente se depara com esse tipo de situação é que vemos como é importante”.

O Drive funciona diariamente, das 07h às 12h e das 14h às 19h. A entrada fica pela rua Presidente Marques ou pelo estacionamento do Hospital. Outras informações pelo telefone (65) 99623-9581.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Coral UFMT lança segundo vídeo com música que canta a natureza e a necessidade da preservação ambiental

Publicado

em

O Coral UFMT lança a canção “Pra Terra” neste sábado (28.11) em seu canal no YouTube, às 17h, dando continuidade às celebrações dos seus 40 anos de atividade cultural no cenário mato-grossense.

 

Dorit Kolling, maestrina do Coral UFMT, lembra que foram aproximadamente 50 vozes gravadas individualmente e posteriormente juntadas para que a música fosse estruturada na forma de canto coral.

 

“É um trabalho totalmente diferente do que acontece quando ensaiamos em nossa sala de ensaios. Com auxílio da tecnologia, hoje reunimos cada grupo de vozes (naipes) nas salas virtuais, com cada coralista em sua casa, quando aprendemos a canção em todos seus detalhes para a posterior gravação, que é feita individualmente pelos participantes. Recebemos então os áudios e os vídeos que são mixados e editados para reunir e transformar todo o material em uma única música”, explica Dorit.

 

A música escolhida para este segundo vídeo virtual do Coral UFMT é “Pra Terra” e veio ao encontro de todas tragédias ambientais que o mundo viveu nos últimos meses.

 

“Tivemos o pantanal e a nossa Chapada sendo queimados por meses, somado a outras tragédias ambientais também acontecendo ao redor do mundo. Essa música vem chamar a atenção e enaltecer as nossas belezas naturais que, aos poucos, estão deixando de fazer parte da nossa vida”, ressalta a maestrina.

 

Para o compositor da música, Maurício Detoni, cuiabano radicado na cidade de São Paulo, a canção “Pra Terra” hoje se veste de um sentido triste, doloroso, trazido pelo fogo que assolou os biomas citados no refrão da música.

 

“Ainda que a sensação de terra arrasada seja oposta ao lirismo e beleza cantados na música, se faz necessária, e oportuna, a reflexão. Que o sentido do “não existe nada igual do que viver entre Chapada e Pantanal” recupere sua beleza e esperança num futuro próspero, onde a natureza se veja pulsante e regenerada em verde, calor e vida”, reitera Detoni.

 

O vídeo contou com a participação especial como solistas dos ex-coralistas do Coral UFMT, Marcela Mangabeira, que hoje tem sua carreira na cidade do Rio de Janeiro, e Maurício Detoni, que também acompanhou a canção ao violão, além da  participação do músico e tecladista, Rodrigo Cavalcante.

 

O lançamento do vídeo “Pra Terra” faz parte das comemorações dos 40 anos do Coral UFMT e da agenda cultural da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) em celebração aos 50 anos da UFMT.

 

Serviço

O que: Lançamento do vídeo “Pra Terra”

Quando: 28 de novembro de 2020 (sábado)

Horário: 17h

Onde: https://www.youtube.com/coralufmtoficial

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana