conecte-se conosco



Cuiabá

Cuiabá empossa 60 conselheiros tutelares

Publicado

em

Vocês conselheiros tutelares terão que ter o dom ou aprender a ter, para lidar com crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade, essa é uma tarefa árdua, mas com certeza uma das mais gratificantes”, observou o procurador-geral do Município, Marcus Brito, na noite desta quinta-feira (9), quando deu posse para os 60 novos conselheiros tutelares.

Nesse novo quadriênio (2020/2023), os 30 conselheiros titulares e 30 suplentes vão atuar nos Conselhos dos bairros Planalto, CPA, Coxipó, Cidade Alta, Pedra 90 e Centro, com mandato até 2023. Dentre outras funções, eles vão auxiliar o Município na condução da rede de proteção das crianças e adolescentes de Cuiabá.

A secretária-adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Hellen Janayna Ferreira de Jesus, ressaltou a parceria que existe entre a Secretaria e os conselheiros tutelares e pontuou sobre a primeira capacitação que aconteceu nos dias 8 e 9 de janeiro. “Estamos à disposição para o diálogo, para construirmos juntos políticas públicas voltadas para as nossas crianças e adolescentes. O trabalho é feito em conjunto, por isso a nossa preocupação em qualificarmos e fazermos o acompanhamento destes profissionais para que eles atuem de forma séria até o fim do mandato”, afirma.

Os novos conselheiros deverão garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes da Capital, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marildete Maciel de Melo, um dos principais pontos é estar atento e atuante para não permitir que essas crianças sejam expostas a riscos, tenham lesões que possam acarretar sequelas para toda vida.

A eleição aconteceu no dia 6 de outubro de 2019, todo processo de eleição dos novos conselheiros foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, pela 19ª Promotoria da Infância e da Juventude.

Oniel Carlos de Brito, foi o mais votado entre todos os conselheiros que participaram do pleito, para ele a responsabilidade em exercer este trabalho é ainda maior já que 552 pessoas deram este voto de confiança. “Espero trabalhar em parceria com a comunidade e estar à disposição para ajudar crianças e adolescentes que estão passando por algum tipo de abuso”, afirma.

Pela terceira vez Wagner Vinícius Lima foi eleito como conselheiro tutelar, ele explica que ser conselheiro tutelar é gratificante, pois dá a oportunidade de zelar, proteger e lutar pelos direitos da criança e do adolescente.

Para o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, ser conselheiro tutelar é uma missão. “O conselheiro tutelar tem que conviver com crianças e adolescentes que geralmente estão enfrentando dificuldades muito grandes na vida. É importante ter o olhar humanizado para cada caso e essas pessoas aqui possuem esse dom. Parabéns aos eleitos e que Deus possa orientar os passos de cada um de vocês”, finalizou.

Participaram da posse o presidente da Câmara de vereadores, Misael Galvão, os vereadores, Adevair Cabral, Mário Nadaf, Orivaldo da Farmácia, Marcos Veloso, o secretário de Governo, Lincoln Sardinha, secretária de Gestão Ozenira Félix, secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Débora Marques, entre outras autoridades.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Sine oferece mais de 80 vagas para esta semana; confira

Publicado

em

O Sine Municipal oferece 82 vagas de emprego para esta semana. Vendedor interno, montador de acessórios, gerente de almoxarifado e auxiliar de cozinha estão entre os cargos divulgados nesta terça-feira (21). Os salários incluem benefícios negociados diretamente com os contratantes.

Além de se candidatarem às oportunidades, os interessados podem solicitar a Carteira de Trabalho e dar entrada ao seguro desemprego.

Para cada um dos serviços oferecidos, são distribuídas 50 senhas, a partir de 7h. Contudo, se os cidadãos forem atendidos antes do horário de encerramento, às 17h, os servidores continuam recebendo as demandas dos que chegarem. Não é necessário fazer agendamento prévio.

É importante destacar que os candidatos devem comparecer ao órgão periodicamente para atualizarem seus cadastros, aumentando assim as chances de conquistarem uma vaga. Sendo assim, é fundamental buscar um dos postos de atendimento portando carteira de trabalho, RG, CNH e comprovante de endereço.

Confira anexo:

 Vagas 20 01 2020.pdf Vagas 20 01 2020.pdf (207.5 KB)

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana