conecte-se conosco



Política MT

Convenção partidária deve ser realizada entre 31 de agosto a 16 de setembro; evento pode ser virtual

Publicado

em

Todos os partidos políticos interessados em lançar candidatos para disputar os cargos – prefeito, vice-prefeito e/ou vereador nas Eleições Municipais 2020, devem realizar a convenção partidária, obrigatoriamente, entre 31 de agosto e 16 de setembro. A convenção partidária pode ser realizada no ambiente virtual.

A convenção virtual, assim como na presencial, devem seguir as regras e os procedimentos previstos na Lei nº 9.504/97 e na Resolução TSE nº 23.609/2019, além de respeitarem as normas partidárias e a democracia interna das legendas. Para a realização da convenção virtual, os partidos podem utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem adequadas.

Durante a convenção, os convencionados decidem quais, entre seus filiados, serão candidatos a prefeito, vice-prefeito e/ou vereadores, os números e os nomes pelos quais serão identificados nas urnas eletrônicas. Também é o momento para decidir pela formação ou não de coligações para as eleições majoritárias. Por esse motivo que a convenção ocorre antes do registro de candidatura.

O Secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Breno Gasparoto pede aos representantes partidários que se atentem as determinações legais para a realização das convenções, no intuito de evitar problemas nos requerimentos de registro de candidatura.
“Cabe a cada partido definir as regras que serão observadas na realização da convenção. São regras que versam sobre convocação – edital, notificação, publicação na imprensa e outros, prazos, quorum de instalação e deliberação. A direção nacional de cada partido poderá estabelecer diretrizes relativas às convenções que têm de ser observadas pelos órgãos estaduais ou municipais”.

Todo partido deve lançar um edital de convocação da convenção, cujo prazo para publicação consta no estatuto de cada partido. No edital devem estar previstos: a data, o dia, o horário e o local onde a convenção será realizada, bem como quem pode votar e como se dará o exercício do voto.

As convenções só podem ser realizadas por partidos que estejam regularmente constituídos, ou seja, vigente perante a Justiça Eleitoral.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ASCOM TRE-MT

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Ex-secretário Stopa testa positivo para o coronavírus

Publicado

em

O ex-secretário de serviços urbanos, José Roberto Stopa, testou positivo para o novo coronavírus, o teste conclusivo saiu por volta das 13h desta terça-feira (04). Stopa começou a sentir, na manhã de ontem (03), os principais sintomas da covid-19 como tosse, febre e dores no corpo, mas o exame preliminar deu negativo. Com a confirmação ocorrida no segundo teste, o ex-secretário foi medicado e está em isolamento domiciliar.
Presidente do Partido Verde (PV) em Mato Grosso, Stopa é dos nomes aclamados para disputar o cargo de Prefeito nas eleições 2020 em Cuiabá. Em entrevista concedida a vários sites de notícias da capital, na última sexta-feira (31-07), o próprio prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que, caso não seja candidato à reeleição, pretende apoiar o ex-secretário Stopa na disputa pelo cargo máximo do executivo municipal.
Apesar de não ter confirmado seu nome para disputar as eleições este ano, Stopa já se desincompatibilizou, há mais de um mês, do cargo de Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá. Ficando, desta forma, eleitoralmente livre para disputa uma possível candidatura.
Segundo os médicos, os sintomas apresentados pelo ex-secretário foram até o momento leves e o quadro geral é estável. Com a divulgação da testagem positiva para o coronavírus, Stopa tem recebido apoio de políticos e simpatizantes que torcem para o seu breve restabelecimento.

Por PAULO WAGNER

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana