conecte-se conosco



Cuiabá

Construção do segundo marco dos 300 Anos deve ser finalizada na próxima semana

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta semana, nas proximidades da Praça Oito de Abril, a instalação do segundo marco dos 300 Anos. Quem passa pela região já consegue notar a estrutura de aproximadamente 11 metros de altura e 5,20 de largura sendo edificada no canteiro central, situado ao lado do tradicional espaço de lazer cuiabano. A obra segue o mesmo padrão estrutural e financeiro praticado na edificação do equipamento multiuso fixado no entroncamento entre as avenidas Mato Grosso e Ten. Cel. Duarte.

Conforme o cronograma de serviço, a previsão é de que até esta sexta-feira (07) a parte de fixação do monumento esteja finalizada, restando apenas as instalações elétricas, que devem ser concluídas em meados da próxima semana. As medidas, incluindo as duas telas de LED, seguem a padronização estabelecida pelo projeto elaborado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, levando sempre em consideração as características específicas do fluxo de pessoas do local.

O trabalho está sendo coordenado pela empresa Penalux Comunicação Visual, que também é responsável pelo investimento de aproximadamente R$ 550 mil. A companhia foi uma das vencedoras do Chamamento Público, lançado pelo Município no intuito de edificar a estrutura em pelo menos três diferentes pontos da cidade, sem a utilização de recursos públicos. Um terceiro marco também está previsto para ser levantado no cruzamento entre as avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Dr. Hélio Ribeiro.

Todos os totens possuem contornos que fazem referência à viola de cocho – instrumento enraizado na história da Capital – e, por meio dos painéis de alta resolução, são utilizados tanto para contagem regressiva dos 300 anos, quanto para a transmissão de campanhas institucionais da Prefeitura de Cuiabá. Além disso, conforme acordado em contrato, a empresa patrocinadora tem resguardado o direito de uso de 50% do tempo para exploração publicitária. A medida é válida por três anos, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse de ambas as partes.

“A obra está caminhando de acordo com aquilo que programamos. A primeira parte está praticamente finalizada, o que nos faz acreditar que já veremos o equipamento em funcionamento na próxima semana. A Praça Oito de Abril é um local histórico de comemorações e merecia receber esse presente. E o mais importante é que esse processo está sendo executado sem a aplicação de recursos oriundos da Fonte 100 do Município, que pode aplicar o valor que seria gasto nessas estruturas em outras áreas”, avalia o prefeito Emanuel Pinheiro.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Quinta-feira (3): Mato Grosso registra 161.116 casos e 4.164 óbitos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (03.12), 161.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.164 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 576 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 161.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.975 estão em isolamento domiciliar e 153.477 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 146 internações em UTIs públicas e 123 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 36,23% para UTIs adulto e em 14% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (35.842), Rondonópolis (11.968), Várzea Grande (11.432), Sinop (8.459), Sorriso (6.946), Lucas do Rio Verde (6.302), Tangará da Serra (6.182), Primavera do Leste (5.319), Cáceres (3.625) e Nova Mutum (3.424).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 127.646 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 423 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última quarta-feira (2.12), o Governo Federal confirmou o total de casos da Covid-19 no Brasil 6.436.650 e 174.515 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 6.386.787 casos da Covid-19 no Brasil e 173.817 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de quinta-feira (03.12).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana