conecte-se conosco



Eventos

Conselho de Arquitetura e Urbanismo promove evento sobre “Perspectivas na arquitetura”

Publicado

em

 

Giovanna Fermam/Comunicação CAU/MT

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) promoverá no dia 1º de agosto, às 16h, o evento “Perspectivas na arquitetura” com a participação de profissionais de diferentes Estados, apresentando e debatendo suas visões sobre arquitetura. As palestras serão realizadas no Centro Sebrae de Sustentabilidade, com o objetivo de promover capacitação profissional, a capacitação de estudantes e a troca de conhecimentos. É necessário realizar inscrição prévia e a entrega de 1kg de alimento não perecível.

A atividade contará com a palestra “Alvará Imediato e Tecnologia na Fiscalização de Resíduos de Obras”, ministrada pelo Presidente do CAU/MS, Luís Eduardo Costa. Já o Presidente do CAU/AL, Heitor Antônio Maia da Silva Dores, debaterá sobre “Assistência Técnica – Ampliando Horizontes” e o arquiteto e urbanista, José Afonso Botura Portocarrero, abordará o tema “Tecnologia Indígena e Sustentabilidade”. Após as apresentações, será aberto para o debate com os ministrantes.

O evento é aberto para profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, com vagas limitadas e inscrições prévias. O custo da inscrição é de 1kg de alimento não perecível que posteriormente será doado a uma instituição de caridade, e deverá ser entregue no auditório, no dia do evento.

Para realizar sua inscrição acesse: https://www.caumt.gov.br/

Saiba mais sobre os palestrantes:

Presidente do CAU/MS – Luís Eduardo Costa
Luís Eduardo Costa se formou na Universidade CESUP de Campo Grande, em 1994. É especialista em Arte e Arquitetura (1998), foi professor da Uniderp e trabalhou na EPC Engenharia. Também foi sócio da empresa do pai, Celso Costa Arquitetura Ltda.  Atuou como conselheiro do CREA-MS por três mandatos e foi diretor da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas) por seis anos. Entre 2013 e 2015, foi gerente de fiscalização do CAU/MS, e ouvidor de 2015 a 2016. Atualmente é sócio da MOB Arquitetos, presidente do CAU/MS e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Presidente do CAU/AL – Heitor Antônio Maia da Silva Dores
Heitor Maia é graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no ano de 1982. Participou da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, foi conselheiro federal no CAU/BR por dois mandatos. Atualmente é docente do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas.

Arquiteto e Urbanista – José Afonso Botura Portocarrero
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1976), especialização em planejamento urbano pela Universidade de Dortmund – Alemanha (1985), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU/USP (2006). É Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologias Indígenas – Tecnoíndia. Autor do livro Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação, contemplado no 25º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, São Paulo-SP (2011).

Serviço:

“Perspectivas na arquitetura”
Data: 01/08
Horário: 16h
Local: Centro Sebrae de Sustentabilidade
Inscrições: 1kg de alimento não perecível

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Doação de enxoval hospitalar da Ampa garante cirurgias na Santa Casa

Publicado

em

Trezentas peças de enxoval hospitalar, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de material de uso cirúrgico, foram doadas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) ao hospital Santa Casa de Rondonópolis. A iniciativa, conforme a administração da unidade hospitalar, possibilitou que fossem mantidos os procedimentos cirúrgicos do hospital desde a metade de 2019.

“Pra nós essa doação é de grande valia, sobretudo por não termos que desmarcar nenhum procedimento cirúrgico agendado, inclusive de pacientes que moram em outros municípios. Se não tem a roupa cirúrgica para fazer o procedimento, precisa ser remarcado. O enxoval é muito importante, desde a entrada do paciente até a saída dele”, esclarece a gerente de Hotelaria do hospital, Cristina de Oliveira Jandres.

Ao todo foram entregues à Santa Casa 100 jogos de lençóis – lençol com elástico, viral e fronhas -, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de peças cirúrgicas, como caixas e demais itens necessários, como tecidos estéreis essenciais para os processos cirúrgicos. A média de cirurgias realizadas na Santa Casa de Rondonópolis varia de 30 a 40 por dia. A unidade tem 246 leitos que, rotineiramente, estão ocupados.

“Temos enfrentado dificuldades financeiras há alguns anos e não teríamos possibilidade de adquirir esse enxoval para dar sequência ao funcionamento do hospital. Sem ele, não podemos fazer o atendimento. Portanto, essa doação foi essencial ao nosso funcionamento”, asseverou a gerente de Hotelaria.

A Ampa tomou conhecimento sobre a necessidade pela qual passava o hospital através do ex-presidente da entidade, Alexandre Schenkel. Foi ainda em sua gestão, encerrada em dezembro passado, que a doação foi feita.

”Isso é uma atitude de muita importância para nós. Poder ajudar a sociedade e apoiar ações que vão trazer o bem para nós, mato-grossenses”, comentou o então presidente, durante a inauguração do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS/MT), em Rondonópolis, em setembro passado. O CORESS/MT também foi contemplado com a doação de um micro-ônibus feita pela Ampa para atender 19 municípios da região quanto ao tratamento de hanseníase, tuberculose e leishmaniose.


Assessoria de Comunicação
Rua Engº Edgard Prado Arze, 1777, Quadra 03, Setor A

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana