conecte-se conosco



Política MT

Cinco candidatos ao Governo se confrontam em debate nesta quinta-feira

Publicado

em

Os cinco candidatos ao Governo de Mato Grosso (Arthur Nogueira – coligação Redefinindo Mato Grosso, Mauro Mendes – coligação Pra Mudar Mato Grosso; Moisés Franz – PSOL, Pedro Taques – coligação Segue em Frente Mato Grosso e Wellington Fagundes – coligação A Força da União) têm participação confirmada no debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em parceria com a TV Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20).

Buscando proporcionar ao eleitorado mato-grossense mais uma oportunidade de conhecer as propostas e projetos daqueles que pretendem comandar o Estado pelos próximos quatro anos, o debate da OAB-MT será dividido em quatro blocos, inclusive com participação do público.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas aos candidatos. Para isso, deverão participar de um sorteio prévio. Os interessados em fazer os questionamentos devem se inscrever no local, no período das 19h às 19h30, e serão sorteados logo em seguida.

Com temas livres, os candidatos poderão discorrer sobre assuntos diversos, sempre com foco no interesse público, sendo a escolha dos assuntos uma forma de demonstrar ao eleitorado seu compromisso com o cargo.

Em 2016, a OAB-MT promoveu o debate entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá que foi marcado pelo alto nível do embate entre os participantes. A expectativa para a noite desta quinta-feira é a mesma, de um evento propositivo e que ajude o eleitor a decidir seu voto.

“O voto é o momento mais importante da nossa democracia. É o exercício pleno da cidadania. É quando o mais simples dos cidadãos tem o mesmo poder que o mais graduado dirigente da república – o poder de decidir o nosso futuro”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

Desta forma, a ação faz parte da campanha “Voto não tem preço, tem consequência”, desenvolvida pela Ordem em todo o país com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância das eleições.

Assim, a OAB-MT busca oferecer uma série de ferramentas para que o eleitor possa, de fato, assumir o seu papel de protagonista no pleito.

Para isso, a entidade também disponibiliza gratuitamente o aplicativo Cidadão Fiscal. Trata-se de uma ferramenta que pode ser instalada em qualquer smartphone para que o cidadão tenha na palma de sua mão acesso a toda a legislação eleitoral e possa encaminhar denúncias, inclusive de forma anônima, por meio de fotos, vídeos e mensagens de texto, sobre possíveis irregularidades nas campanhas eleitorais.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Pesquisa Ibope para 2º turno em Cuiabá, votos válidos: Abilio 50%; Emanuel Pinheiro, 50%

Publicado

em

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Centro América e divulgada nesta sexta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Cuiabá:

 

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Evolução

 

Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 23 de novembro:

  • Abilio foi de 54% para 50%
  • Emanuel Pinheiro foi de 46% para 50%

 

Votos totais

 

  • Abilio: 45%
  • Emanuel Pinheiro: 45%
  • Branco/Nulo: 8%
  • Não sabem ou não responderam: 3%

 

Evolução dos votos totais

 

Em relação aos votos totais do levantamento anterior do Ibope, de 23 de novembro:

  • Abilio foi de 48% para 45%
  • Emanuel Pinheiro foi de 40% para 45%
  • Branco/Nulo foi de 7% para 8%
  • Não sabem ou não responderam foi de 6% para 3%

 

Sobre a pesquisa

 

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Cuiabá
  • Quando a pesquisa foi feita: 25 a 27 de novembro
  • A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: MT‐09681/2020

 

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Por G1 MT

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana