conecte-se conosco



Cuiabá

CGE denomina auditório de Gilson de Barros

Publicado

em

Gilson Duarte de Barros. Este é o nome do auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). A portaria (nº 053/2018/CGE) instituiu a denominação foi publicada no Diário Oficial do Estado de 24/10/2018.

Trata-se de uma homenagem ao secretário-chefe da então Auditoria Geral do Estado (AGE), no período de 1991 a 1994, quando comandou trabalhos importantes, como as auditorias que identificaram rombos milionários nos extintos Ipemat, Cemat, Casemat e Aeromat.

O filho de Gilson de Barros, o juiz de Direito Gonçalo Antunes de Barros Neto, compartilhou a portaria nas redes sociais. “Obrigado a todos desse importante órgão governamental, em especial ao secretário José Celso Dorilêo Leite (CGE), pela homenagem a Gilson Duarte de Barros. Como filho e eterno admirador, fico muito honrado, assim como toda a nossa família”, comentou ele.

A repercussão da homenagem foi positiva. “Merecida homenagem”, pontuou a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas

“Parabéns pela justa homenagem. Precisamos resgatar a memória dos homens públicos que honraram a República. Gilson de Barros fez política com idealismo e amor à pátria”, comentou o economista Vicente Vuolo.

“Homenagem mais que justa ao meu querido amigo Gilson de Barros, homem público de primeira grandeza”, comentou o jornalista Mauro Camargo.

“Homenagem merecida ao maior orador da Câmara Municipal de Cuiabá, com quem muito aprendi”, destacou o escritor Moisés Martins.

“Parabéns, muito merecido! O Estado reconhecendo aquilo que o povo fez por várias vezes”, disse o ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral.

Combativo

Conhecido como Xerife e Hulk, devido a seu jeito enérgico e combativo, Gilson de Barros chegou a ser ameaçado de morte por causa dos trabalhos desenvolvidos na então AGE. Enfrentou também uma tentativa política de extinção do órgão.

“Por tudo o que tem feito e até pela natureza das suas funções, a Auditoria Geral do Estado tem incomodado muita gente. É natural, portanto, que existam pessoas corruptas ou protetoras de corruptos, tentando sua extinção. Mas tal propósito é um absurdo, tanto do ponto de vista técnico, como administrativo, político e ético”, declarou Gilson de Barros em 26 de setembro de 1991, em face dos rumores de extinção.

Apesar dos boatos, que não se concretizaram por pressão popular e da imprensa, o então secretário-auditor não esmoreceu. Permaneceu na função até o encerramento da gestão do então governador Jayme Campos.

Biografia 

Gilson Duarte de Barros nasceu em Cuiabá, em 28 de fevereiro de 1941. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso, foi também sargento do Exército Brasileiro, jornalista e radialista.

Ocupou, interinamente, o cargo de secretário de Estado de Fazenda no governo de José Fragelli (1970-1974) e foi membro do Conselho Estadual de Transporte.

Foi vereador por Cuiabá na década de 1970 e deputado federal por Mato Grosso por dois mandatos, de 1979 a 1987.

Seu último cargo público foi de ouvidor-geral do Estado de Mato Grosso, entre os anos de 2003 e 2008. Gilson de Barros faleceu em Cuiabá, no dia 7 de março de 2008, aos 67 anos, vítima de infarto.

Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT

Cuiabá

Sine Municipal de Cuiabá oferta 89 vagas de emprego

Publicado

em

O Sine Municipal oferece 89 vagas de emprego em Cuiabá. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade. Uma das vagas é para técnico em segurança do trabalho, exclusiva para PcD, em Várzea Grande. O salário é de R$ 2.155,90, com vale transporte, ticket alimentação, cesta básica e vale gás.

Açogueiro, ajudante de motorista, alinhador de pneus, atendente balconista, auxiliar administrativo, auxiliar contábil, bordadeira, caseiro, consultor de vendas, costureira em geral, cozinheiro de restaurante, motofretista, manobrista de veículos pesados, motorista de ônibus rodoviário, operador de caixa e serralheiro são algumas das vagas disponíveis na plataforma de empregos do Sine Municipal.

O atendimento está sendo realizado por meio de plataforma online, canais de acesso por telefone e presencialmente nas duas unidades do Sine Municipal. Neste momento de pandemia, a orientação é que, caso seja possível, o público opte pelo atendimento online ou por telefone. O objetivo é conectar o serviço público ao cidadão, solucionando dúvidas e oferecendo orientações para evitar que as pessoas deixem suas residências neste momento em que a Prefeitura de Cuiabá adota uma série de medidas que reforçam a importância do isolamento social.

Para quem deseja se candidatar a alguma das vagas disponíveis, basta baixar em seu celular o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), ou se dirigir a uma das duas unidades do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular. Quem necessita solicitar o seguro desemprego, o acesso é pela página virtual www.gov.br/trabalho ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

Além dos canais virtuais, quem necessitar de informações sobre seguro desemprego, e quadro de vagas, tirar suas dúvidas sobre intermediação de mão de obra ou carteira de trabalho e previdência social pode entrar em contato pelos telefones (65) 99255–2450 (WhatsApp) ou pelos números fixos, (65) 3645–7250 ou 3645–7251.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine, podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 / 7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo email [email protected]

Horários e canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá

O Sine Municipal está realizando atendimento presencial, mediante agendamento. Na unidade do Shopping Popular, o atendimento é das 9h às 17h, sem pausa para almoço. Já na unidade Coxipó, o funcionamento é das 8h às 17h, também sem pausa para almoço.

Atendimento ao trabalhador

Sine Shopping Popular: (65) 3664-1503 / 99251-7480

Sine Coxipó: (65) 3675-3113 / 99337-2799

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana