conecte-se conosco



Cuiabá

CDL Cuiabá acredita em incremento de aproximadamente 5% nas vendas

Publicado

em

Com a chegada de janeiro, papelarias Cuiabá já começam a se preparar para as vendas de materiais escolares, que deve ter um incremento nas vendas deste ano de aproximadamente 5% em relação a 2019, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).

 

Segundo o presidente da entidade, Nelson Soares, o fluxo maior de vendas tradicionalmente ocorre na segunda quinzena de janeiro, mas há aqueles que preferem ir às compras antes. “No final do ano sempre notamos um percentual de pais que compram materiais escolares já se precavendo e adiantando as compras, porém, o movimento maior mesmo é próximo ao inicio das aulas”, explicou.

De acordo com a proprietária da papelaria Dunorte, Iara Nunes, para este ano ainda, assim como em todos os setores, houve um reajuste também nos valores dos materiais escolares. “Nós tivemos reajuste dos fabricantes em torno de 8% em compras feitas em 2019, mas agora em janeiro, tivemos também aumento no papel, que subiu 20% devido ao ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) de Mato Grosso”, informou ela.

Iara comenta ainda, que o movimento na sua loja já iniciou na primeira semana do ano. “Muitos pais estão procurando antecipar as compras, o que é muito bom, para não pegar tumulto nos últimos dias”, disse.

As dicas da CDL Cuiabá ainda para este período de compras é realmente antecipar para não pegar tumulto nos dias que antecedem o início das aulas e também ter tempo para pesquisar os preços, que podem ter uma variação significativa de uma empresa para outra.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Secretaria de Mobilidade amplia monitoramento com câmeras na capital

Publicado

em

Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Cuiabá, vai reforçar a fiscalização eletrônica com emprego de câmeras instaladas em pontos estratégios da cidade. A medida tem como objetivo garantir maior segurança nas vias da capital. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%. A  novas unidades já estão sendo implantadas.

Figueiredo relembra que atualmente, Cuiabá conta com cerca de 150 faixas monitoradas. “Essas novas câmeras, além de fazerem o registro de infrações, acidentes e algumas irregularidades, são capazes de identificar o que temos de mais belo e elegante na natureza. Pássaros raros fazendo poses em nossos equipamentos”, comentou.  A fala refere-se a um recente registro onde um gavião (Carcará)  fez ‘pose’ em frente a uma delas. As imagens foram divulgadas nacionalmente (veja vídeo abaixo).

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica.

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Côrrea, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as vias com maior fluxo de trânsito diariamente, e consequentemente são as que mais registram acidentes de trânsito. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação.

Dentre esses equipamentos, alguns possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso.

“Esse equipamento serve para impedir que os veículos de grande porte circulem em áreas restritas, como o centro da cidade, Avenida Fernando Côrrea da Costa e Rua Barão de Melgaço, por exemplo. O detector servirá para identificar o peso e registrar a infração se houver necessidade”, explicou o secretário.

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana