conecte-se conosco



Várzea Grande

Campanha contra Sarampo e Poliomielite inicia no dia 6 de agosto em Várzea Grande

Publicado

em

Será realizada entre os dias 06 e 24 de Agosto, no município de Várzea Grande a Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite. O Dia D da Campanha Nacional está marcado para o dia 18  de Agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS), todas as 19 unidades estarão dando cobertura à campanha de vacinação. Aqui no município não existem casos registrados dessas doenças e a campanha tem como objetivo principal continuar mantendo o público alvo fora de risco. Crianças de um 1 até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente da situação vacinal), fazem parte do público alvo da campanha, que prossegue até dia 31 de agosto.

Além das crianças, a vacina de sarampo estará disponível para pessoas com idade de 30 até 49 anos. Este público terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que o município alcance 95% do público-alvo vacinado  equivalente a pouco mais de  16 mil crianças.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Alisson Gomes, reformou a importância da vacinação por se tratar de doenças sérias. “Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importante no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro, independente da sua situação vacinal”, frisa.

A responsável técnica pelo setor de Imunização de Várzea Grande, Paloma Campos, lembra da importância da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) que deve ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade.

“Ressaltando que a campanha nacional é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não lembrem se fizeram a vacina”, explica Paloma.

Poliomielite e sarampo:

Conhecida popularmente como ‘paralisa infantil’, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Fonte: Secom-VG

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Várzea Grande

PM prende três suspeitos e apreende droga e dinheiro em duas ocorrências em Várzea Grande

Publicado

em

Em duas ações distintas na repressão permanente ao tráfico de drogas, policiais militares prenderam três suspeitos e apreenderam droga e dinheiro no início da noite desta sexta-feira(15.01) em Várzea Grande, nos bairros Jardim Umuarama 2 e Jardim Maringá I, ambos na região do Grande Cristo Rei.

No Jardim Umuarama, por volta das 20hs, policiais da 15ª Companhia de Força Tática do 2º Comando Regional abordaram um homem(de 29 anos) e apreenderam com ele um tablete de maconha. A ação continuou e na casa dele foram apreendidas mais cinco barras e três pedaços grandes da mesma droga.

Na casa, que ele disse ser usada somente como esconderijo de droga, a equipe da Cia FT ainda apreendeu um rolo de papel filme e uma mochila que supostamente era usada para armazenar entorpecente quando saia para fazer entrega. A consulta do nome do suspeito apontou que tem quatro passagens criminais por tráfico e outros crimes.

No Jardim Maringá I, pouco antes, as 18hs, policiais do Grupo de Apoio(GAp) do 25º Batalhão de PM prenderam mãe e filho, a mulher de 43 anos e o filho de 22, por tráfico de droga.

Na sala de visita da casa a equipe GAp flagrou o preparo de droga para venda em porções e apreendeu 110 porções de maconha e pasta base, além de R$ 355,90 em espécie, recipientes onde misturavam os produtos, sacolas plásticas cortadas, entre outros produtos.

Os policiais continuam fazendo buscas aos dois homens que estavam em uma motocicleta próxima ao suspeito preso no momento da primeira tentativa de abordagem, ainda na rua, na frente da casa onde ocorreram as prisões. Esse suspeito correu para o interior da residência, onde estava a mãe embalando a droga, enquanto os motociclistas saíram em alta velocidade.

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana