conecte-se conosco



Cultura

Bênção especial ao monumento a Nossa Senhora do Carmo celebra revitalização da Praça

Publicado

em

Um dos marcos da paisagem urbana de Várzea Grande, a praça que fica ao entorno da Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi revitalizada pela Prefeitura de Várzea Grande e entregue à população na sexta-feira, 11 de setembro, com uma bênção especial a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

“Várzea Grande em sua história e religiosidade, possui um povo de fé. Temos mais um patrimônio histórico e religioso fantástico revitalizado. Agora essa praça, volta a ser um chamado de fé para todos os várzea-grandenses bem como um ambiente mais agradável para as famílias, mais atrativos para os comerciantes locais, e, restauramos a tradição de passeios nas praças públicas do nosso querido município”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos no ato da entrega.

De acordo com o pároco Marcos dos Santos, a obra veio resgatar urbanisticamente o espaço em seu modelo original, com a implantação de novo paisagismo, iluminação, calçamento e ao centro da praça a instalação da imagem de Nossa Senhora do Carmo.

“Ficamos muito feliz com a revitalização da praça no ano que comemoramos o jubileu de 75 anos da nossa paróquia. Fiz questão de acompanhar a confecção desse presente que a prefeitura proporcionou aos munícipes e fiéis, onde uma empresa especializada em obras religiosas confeccionou a imagem de Nossa Senhora do Carmo feita em resina, um material mais resistente, durável e que também suporta as intempéries do tempo, principalmente o calor mantendo as características originais”, detalhou padre Marcos.

A praça denominada de “Maria Sebastiana de Campos” ganhou um novo monumento em homenagem à santa católica que dá nome à igreja central da cidade, além de recuperação do calçamento, meio-fio, pintura, paisagismo e iluminação nova.

A obra de requalificação da praça também permite a retomada da visibilidade do monumento inserido que substituiu uma antiga fonte central e seu entorno,com a colocação da imagem de Nossa Senhora, o que permitiu a valorização do local e a promoção de melhorias urbanas para a região central de Várzea Grande como um todo. Além disso, a renovação desse importante espaço de circulação da cidade, torna possível estabelecer um circuito urbano histórico requalificado e integrado somado à recente revitalização da Casa de Artes e inúmeras praças e áreas de lazer da cidade.

O ato de entrega da praça matriz da cidade contou com a bênção pelo líder religioso católico do município e a presença da família da homenageada. De acordo com Deyse Godoy de Campos, neta de Maria Sebastiana de Campos relatou que a avó trabalhava voluntariamente como zeladora da igreja e acabou falecendo no ofício que tanto amava.

“Se estivesse viva ela teria mais de 120 anos. Ela faleceu em 1971, enquanto arrumava o altar da igreja. Mulher de fé, nascida em Várzea Grande, toda sua família permanece morando em Várzea Grande. Ela teve 12 filhos e mais de 200 netos e bisnetos”, contou.

Para o casal de comerciantes Ivete Maria e Jefersson Spiguel, a revitalização atrairá sim novos clientes e valoriza o comércio central. Rute Costa trabalha em um estabelecimento comercial em frente à praça há dois anos e aprova a nova roupagem.

As empresárias Leid Laura e Cida Moura destacam que a reforma resgata a fé da população. “Tenho o ateliê aqui junto à praça e é sempre bom ver que o patrimônio está sendo cuidado isso sem falar que renova nossa fé com o monumento de Nossa Senhora. Esperamos que se mantenha bonito e para isso vamos ajudar a zelar da nossa praça”, declarou a costureira Cida Moura.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cultura

Artista plástico homenageia personalidades mato-grossenses com exposição de bustos

Publicado

em

O artista plástico Tchéllo Santos realiza a sua primeira exposição solo, em Cuiabá e Várzea Grande, entre os meses de março e abril. Com o tema Personalidades, ele homenageia dez nomes da cultura regional, política e religiosa, que fazem parte da história de Mato Grosso. A exposição é realizada via Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Tchéllo fez os bustos de Couto Magalhães, Sarita Baracat, dona Domingas Leonor (Grupo Flor Ribeirinha), Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia, Manoel de Barros, Marechal Rondon, Pascoal Moreira Cabral, Maria Taquara e Júlio Domingos de Campos (seo Fiote). As obras foram esculpidas a partir da argila e finalizadas com cimento.

Para o artista, a exposição tem o intuito de resgatar o legado dessas figuras e levá-los ao conhecimento da nova geração. “O objetivo é levar ao conhecimento tanto da população local como de visitantes, a importância dessas personalidades para a nossa história. Relembrar e ensinar sobre nossa cultura aos mais jovens, despertar a curiosidade dessa geração e valorizar nossos pontos turísticos. Além disso, valorizar os artistas desse segmento, essencial para que se perpetue essas origens”, destaca Tchéllo.

Haverá duas exposições, a primeira de 06 a 23 de março, no Museu de Arte Sacra (MAS), em Cuiabá; e a segunda, de 24 de março a 12 de abril, no VG Shopping, em Várzea Grande. Durante as mostras, Tchéllo também realizará oficinas, ensinando as técnicas que usa para esculpir. Ao todo, serão quatro aulas com argila. Confira a programação completa abaixo.

Marcelo Fonseca dos Santos, o Tchéllo Santos, é natural de São Paulo, reside em Mato Grosso desde 1990. Tchéllo faz parte da quarta geração de artistas plásticos da sua família. Herdou o talento do seu avô e junto do pai foi aprimorando a técnica.  Com trabalhos presentes em vários municípios de Mato Grosso e outros estados do Brasil, como Goiânia, Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, o artista vem desenvolvendo sua arte de forma exclusiva e rica em detalhes, sempre trazendo vertentes decorativas, religiosas e místicas.

Serviço

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: Museu de Arte Sacra

Endereço: Praça do Seminário – Dom Aquino, Cuiabá – MT

Período da Exposição: de 06 à 23 de março

Horário: 09 às 17h

Oficinas: 13 de março (sábado) e 20 de março (sábado), às 9h30

Público: de 7 a 14 anos

Inscrição pelo telefone: (65) 99965-0319

 

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: VG Shopping

Endereço: Av. Presidente Artur Bernardes, 43 – Centro Sul, Várzea Grande – MT

Período de Exposição: de 24 de março à 12 de abril

Oficinas: 24 de março (quarta-feira), às 18h e às 19h

Público: de 5 a 12 anos

Inscrição pelo Whatsapp (65) 99212-8307

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana