conecte-se conosco



Várzea Grande

Avançam as obras de construção de creches em Várzea Grande

Publicado

em

A prefeitura de Várzea Grande está construindo consecutivamente 16 creches neste ano de 2018.  Esta é uma das ações previstas no Plano de Metas da Secretaria Municipal de Educação . A construção destes espaços ajudará a diminuir a demanda que necessita do serviço nas diversas regiões da cidade, abrindo mais 5 mil novas vagas na Rede Pública de Educação. Para isso, a prefeitura iniciou as obras que já estão com 40% de suas edificações executadas.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, vistoriou na manhã de hoje (28) as obras de algumas unidades e  exigiu celeridade e qualidade. Na visita acompanharam a prefeita os secretários municipais de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Morais, de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável , Hélen Farias, do Assessor técnico para Assuntos do PAC, Olindo Pazinato Neto.

Os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) seguirão projeto padrão que fazem parte  do programa Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).Estão sendo investidos R$ 30, 8 milhões, recursos do Governo Federal com contrapartida do Município.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos esse pacote de obras significa o maior plano de construção de creches lançado no país, e isso se deve, ao resgate da credibilidade política administrativa que a atual gestão tem alcançado junto aos órgãos financiadores e principalmente o compromisso com a Educação Básica.

“Deste total, de 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) um  já foi entregue para a população, a localizada no bairro Cabo Michel,  e 14 estão com as obras em andamento.  Resolvemos construir mais uma, com recursos próprios  para atender a demanda do Jardim dos Estados .As unidades estão sendo edificadas nas comunidades que realmente necessitam. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem planta padrão , e exige qualidade. É  atrás desta qualidade que exigimos e fiscalizamos semanalmente as obras”, completou a prefeita Lucimar Campos.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Celso de Morais disse que as  novas unidades terão uma infraestrutura escolar exemplar, com quatro salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldário, espaço de higienização, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. “ As obras estão dentro do cronograma, mas precisamos ficar atentos aos detalhes.Por isso é importante fiscalizar os canteiros de obras e propor correção nas suas etapas, assim não corremos o risco de termos que corrigir depois da obra pronta. Otimizamos tempo e aplicamos corretamente os recursos públicos”, explicou o secretário.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) estão sendo construídos nos seguintes Bairros: Bairro Cidade de Deus, do Residencial Ataíde, Residencial Parque Sabiá, Residencial Milton Figueiredo, Bairro Novo Mato Grosso, Bairro Jardim Novo Mundo, Residencial Gilson de Barros, Campo do Ponteio- Bairro Mapim, Residencial Aurília Curvo, Bairro Jardim Ouro Verde, bairro Vila Artur, Nova Ipê, bairro Maringá I, bairro Alameda Julio Muller, Bairro Jardim dos Estados.

 

Fonte: Secom/VG

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Várzea Grande entrega kits merenda escolar

Publicado

em

 

Seguindo determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus – COVID 19, Várzea Grande completou nesta sexta-feira, 27 de novembro, a entrega do quinto lote de Kits Merenda Escolar para os alunos da Rede Pública que estão inscritos nos programas sociais do Governo Federal. Essas cinco etapas somaram 62.500 mil entregas que são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
A distribuição dos produtos está sendo realizada desde o início da suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares. Com a entrega deste lote a secretaria atingiu a marca de mais de 60 mil kits ofertados aos estudantes e seus familiares.
Como explica o titular da pasta, Sílvio Fidelis, o objetivo da ação foi o de manter o alto valor nutricional das crianças e adolescentes que frequentam a rede pública, durante todo esse período da pandemia, além de reforçar o ensino pedagógico através do estudo a distância.
“A nossa intenção foi o de garantir aos estudantes acesso à alimentação balanceada e adequada durante o ano letivo, ainda que estivessem em casa. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande, e com essa ação, estamos fazendo nossa parte. Este foi mais um compromisso desta gestão no fortalecimento da Educação Pública de qualidade”, destacou o secretário.
Fidelis disse ainda que a secretaria de Educação publicou em Diário Oficial dos Municípios, Nota Técnica com orientações quanto à distribuição dos kits, que é de responsabilidade das Unidades Escolares, que fazem ainda a programação de distribuição, por meio de comunicado aos responsáveis, para não gerar tumulto ou filas Toda a distribuição deve ser registrada conforme protocolo entregue as unidades, no preenchimento de formulário, contendo o nome da unidade escolar, nome do aluno, nº do NIS (Número de Inscrição Social), ano, turno e assinatura por extenso dos pais ou responsáveis.
A Nutricionista e Coordenadora de Alimentação Escolar, Mônica Aparecida Gonçalves, disse que as cestas são confeccionadas com base em orientação nutricional e, as quantidades dos produtos são para 30 dias, conforme o planejamento do cardápio oferecido nas escolas. Os kits são distribuídos para alunos das unidades escolares, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e são para os estudantes de baixa renda e cadastrados no programa Bolsa Família.
O kit é composto por produtos básicos para alimentação, como arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha de mandioca, leite e biscoito. No caso dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, as antigas creches terão um complemento de 1 kg de carne (bovino ou suíno) ou frango.
O presidente do Conselho de Educação, Adão Eugênio da Silva acompanhou todo o processo de confecção e distribuição dos kits de alimentação dos cinco lotes, e disse que a Administração Municipal cumpriu com o compromisso em ofertar a merenda escolar aos alunos da Rede Pública Municipal, apesar dos contratempos ocorridos durante esse ano, por conta do coronavírus, e da suspensão das aulas presenciais.
“Sabemos que muitos alunos têm na merenda escolar uma refeição principal, por isso é gratificante ver que a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, conseguiu suprir essa necessidade, mantendo em dia essa tão importante alimentação. Todo o processo foi realizado de forma eficaz e transparente”, atestou o presidente.
A subsecretária Benedita Ponce esteve na unidade anexa da Secretaria de Educação para acompanhar in loco a separação dos kits alimentação e o carregamento dos produtos que já começam a ser destruídos nas unidades escolares a partir de amanhã.
As primeiras entregas foram nas escolas Júlio Domingos de Campos e Abdala José de Almeida, com maior número de crianças atendidas. As demais entregas serão feitas nas demais unidades escolares, seguindo um cronograma definido pela coordenadoria de alimentação escolar.
Benedita Ponce anunciou que neste último lote – que compreende 12.700 kits alimentação – os estudantes irão receber além dos produtos alimentícios um panetone, que simboliza o período natalino. “2020 foi um ano atípico e os estudantes tiveram mudanças significativas, por isso queremos que eles se sintam abraçados por todos nós, na esperança de que o ano que vem possamos estar todos juntos novamente, e em um ambiente mais acolhedor e no convívio com os colegas e professores”, pontuou.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana