conecte-se conosco



Eventos

ALMT é iluminada em rosa para campanha contra câncer de mama

Publicado

em

Com a intenção de chamar atenção da população quanto à campanha “Outubro Rosa” e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está com uma iluminação diferenciada, com luzes em cor rosa, alusiva à campanha.

Além da iluminação, que visa chamar a atenção da população para o tema, a Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, também é parceira da Associação MTmamma na realização das ações de conscientização realizadas pela instituição. “Outubro Rosa é uma campanha importante porque intensifica o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de ajudar a desmistificar a doença, que atinge em sua maioria as mulheres, mas que acomete os homens também”, afirma a coordenadora da Sala da Mulher, Daniella Paula de Oliveira.

Considerado o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), mais de 59 mil casos novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no país neste biênio 2018-2019. E em Mato Grosso a estimativa é de 680 novos somente este ano.

“Esclarecer e orientar para os cuidados preventivos e que auxiliam na detecção da doença, é fator decisivo para diminuir a mortalidade”, alerta a presidente da Associação MTmamma, Cleuza Dias Leite. Ela destaca a importância de se manter uma rotina de autoexame. “Visita ao médico e exames periódicos podem salvar vidas, já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura”, lembra.

Campanha – A campanha “Outubro Rosa” é mundial e começou em 1990 para destacar a importância dos cuidados que ajudam a identificar o tumor ainda na fase inicial. Em Mato Grosso, a MTmama preparou diversas atividades, como uma caminhada no dia 12, às 17h, no Parque da Águas; orientação na Praça Alencastro, no dia 26, durante o dia todo; e um jantar dançante, no dia 14 de novembro, no Cenarium Rural. Além destas, a associação também promove diversas palestras em  instituições publicas e privadas e bazares beneficentes com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros Coração da Vida, agendas 2019 e necessaires, que acontecem no Shopping 3 Américas, na capital, e no Várzea Grande Shopping.

Câncer de Mama – É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

IFMT abre seletivo com 2.865 vagas para cursos técnicos

Publicado

em

O Instituto Federal de Mato Grosso abriu inscrições para o processo seletivo nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estão sendo ofertadas 2.865 vagas para as unidades em Sinop (70 vagas), Sorriso (140)  Alta Floresta (140), no Centro de Referência em Paranaíta (35) Barra do Garças (140) Cáceres (175) Campo Novo Do Parecis (175), Cuiabá (70), Confresa (160) , Juína (210), Pontes e Lacerda (210), Primavera do Leste (245), Rondonópolis (140),  Várzea Grande (90), Lucas do Rio Verde (70), Tangará Da Serra (105), Diamantino (70), Guarantã do Norte (70)

Somente para sede do IFMT São Vicente em Cuiabá, são 215 vagas, distribuídas 180 para o curso Técnico em Agropecuária e 35 vagas para Técnico em Meio Ambiente, sendo este ministrado no Centro de Referência de Jaciara.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de janeiro, no portal de seleção da instituição.  Por conta da pandemia da Covid-19, a seleção sofreu alterações e o ingresso para as turmas do próximo ano será feito por meio de sorteio público. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O sorteio público será realizado no dia 12 de janeiro às 14h30 e  transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do IFMT .

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer as vagas reservadas (sistema de cotas) ou por ampla concorrência. O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Considerando a pandemia e as recomendações dos órgãos de saúde sobre o distanciamento social, não haverá inscrições e nem orientações nos campus. Os candidatos serão classificados por curso e turno, de acordo com a posição obtida no sorteio, inscrição realizada e critérios estabelecidos neste edital com relação a modalidade de cota.

No dia 13 de janeiro serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2021/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno. Os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula obrigatoriamente de forma online. A primeira chamada será de 18 a 22 de janeiro

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana