conecte-se conosco



Eventos

Acorizal comemora 66 anos com extensa programação cultural

Publicado

em

Acorizal (a 74 km ao norte de Cuiabá) é um dos municípios que compõe o cerrado mato-grossense, um dos mais ricos ecossistemas do Estado. Considerada a porta de entrada da Floresta Amazônica, a localidade comemora, em 2019, 66 anos de criação com extensa programação. As atividades, que ocorrem entre os dias 12 a 15 de dezembro, em horários diversificados, incluem missas, shows e apresentações culturais, entrega de obras, passeio ciclístico, feira gastronômica, além de corrida de cavalos e rodeio de touros. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.

A programação tem início na quinta-feira (12), às 5h, com alvorada de fogos, seguido de missa e café da manhã, entrega de obras pela prefeitura e almoço comunitário. Logo mais às 20h, ocorre a abertura do rodeio de touros – atividade que se tornou tradição na comemoração do aniversário do município. A animação fica por conta dos shows da banda Mega Star e do cantor Lucianinho dos Teclados.

Na sexta-feira (13), a festa continua com passeio ciclístico, às 8h. No período da noite, a partir das 20h, ocorre a semifinal do rodeio e shows das bandas Real Som e Lambadão dos Federais.

Marcha para Jesus abre a programação do sábado (14), às 16h. A partir das 21h, serão realizadas a final do rodeio e as premiações. As atrações culturais ficam por conta de Leo Vaqueiro e banda Bom Balanço.

Fechando a edição 2019 de aniversário da cidade, no domingo (15), às 8h, ocorre a final do Campeonato Municipal de Futebol; às 14h, a final da Corrida de Cavalo, seguida das premiações e show de talentos locais. O encerramento será com grandioso baile com a banda Os Originais.

A produtora executiva Cybelle Bussiki, do Instituto Cultural América (INCA), um dos realizadores do evento, destaca que a ideia é levar uma estrutura de entretenimento, cultura e arte para a população de Acorizal. “Buscamos valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural do município, além do resgate dos valores cívicos e sociais envolvidos nas comemorações”, afirma, ressaltando que a estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo evento, nos quatro dias de programação.

De acordo com ela, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento local e regional, e a valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. “Desenvolvendo junto à comunidade ações culturais e artísticas com ênfase no entretenimento, acreditamos que estamos promovendo e motivando o turismo e a melhoria das condições de renda local”.

O 66º aniversário de Acorizal é uma realização do Instituto Cultural América (Inca) e Douglas Silva, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer. Conta ainda com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, via emenda parlamentar impositiva do deputado Eduardo Botelho e Prefeitura Municipal de Acorizal.

Programação

Quinta-feira (12.12)

5h – Abertura Oficial com Alvorada de Fogos

7h – Missa

8h – Café da Manhã

9h – Entrega de Obras

12h – Almoço Comunitário

14h – Entrega de Obras

20h – Abertura do Rodeio

23h – Show Mega Star

01h – Lucianinho dos Teclados

Sexta-feira (13.12)

8h – Passeio Ciclístico

20h – Semifinal do Rodeio

23h – Show Real Som

1h – Show Lambadão dos Federais

Sábado (14.12)

16h – Marcha para Jesus

20:00h – Fala das Autoridades

21h – Final do Rodeio

22h – Premiações

23h – Show Leo Vaqueiro

1h – Show Bom Balanço

Domingo (15.12)

8h – Final do Campeonato Municipal de Futebol

14h – Final da Corrida de Cavalo

15h – Premiação da Corrida de Cavalos e outros campeonatos

16h – Show Talentos locais e encerramento

17h – Baile Os Originais

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Doação de enxoval hospitalar da Ampa garante cirurgias na Santa Casa

Publicado

em

Trezentas peças de enxoval hospitalar, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de material de uso cirúrgico, foram doadas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) ao hospital Santa Casa de Rondonópolis. A iniciativa, conforme a administração da unidade hospitalar, possibilitou que fossem mantidos os procedimentos cirúrgicos do hospital desde a metade de 2019.

“Pra nós essa doação é de grande valia, sobretudo por não termos que desmarcar nenhum procedimento cirúrgico agendado, inclusive de pacientes que moram em outros municípios. Se não tem a roupa cirúrgica para fazer o procedimento, precisa ser remarcado. O enxoval é muito importante, desde a entrada do paciente até a saída dele”, esclarece a gerente de Hotelaria do hospital, Cristina de Oliveira Jandres.

Ao todo foram entregues à Santa Casa 100 jogos de lençóis – lençol com elástico, viral e fronhas -, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de peças cirúrgicas, como caixas e demais itens necessários, como tecidos estéreis essenciais para os processos cirúrgicos. A média de cirurgias realizadas na Santa Casa de Rondonópolis varia de 30 a 40 por dia. A unidade tem 246 leitos que, rotineiramente, estão ocupados.

“Temos enfrentado dificuldades financeiras há alguns anos e não teríamos possibilidade de adquirir esse enxoval para dar sequência ao funcionamento do hospital. Sem ele, não podemos fazer o atendimento. Portanto, essa doação foi essencial ao nosso funcionamento”, asseverou a gerente de Hotelaria.

A Ampa tomou conhecimento sobre a necessidade pela qual passava o hospital através do ex-presidente da entidade, Alexandre Schenkel. Foi ainda em sua gestão, encerrada em dezembro passado, que a doação foi feita.

”Isso é uma atitude de muita importância para nós. Poder ajudar a sociedade e apoiar ações que vão trazer o bem para nós, mato-grossenses”, comentou o então presidente, durante a inauguração do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS/MT), em Rondonópolis, em setembro passado. O CORESS/MT também foi contemplado com a doação de um micro-ônibus feita pela Ampa para atender 19 municípios da região quanto ao tratamento de hanseníase, tuberculose e leishmaniose.


Assessoria de Comunicação
Rua Engº Edgard Prado Arze, 1777, Quadra 03, Setor A

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana