conecte-se conosco



Várzea Grande

Ação da A3P visa reduzir o consumo de copos descartáveis na Administração Municipal

Publicado

em

O Projeto A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública entra em uma nova fase de alcance de metas na prefeitura de Várzea Grande. Depois de concretizar a coleta e a reciclagem correta de papeis utilizados no dia-a-dia dos servidores, chegou a vez de avançar no trabalho de conscientização e sensibilização e tratar de forma correta dos copos descartáveis. A partir de agora os utensílios compostos por polipropileno PP serão descartados em coletores específicos a esse fim, direto para a reciclagem. Os copos deixam de ir para o lixo comum, e assim como os papeis, terão acondicionamento exclusivo e coleta quinzenal realizada por catadores.

O projeto tem como objetivo e meta reaproveitar, repensar, reduzir e reaproveitar materiais que possam ser reciclados. O projeto A3P é uma estratégia para construção de uma nova cultura institucional inserindo critérios sócio-ambientais na administração pública, visando sempre a conscientização ambiental.

O trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos no âmbito da administração pública pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Administração, incentiva o uso do copo individual, que pode ser lavado e reutilizado, porém, a oferta de copos descartáveis ainda é necessária, mesmo com as compras sendo feitas de forma mais consciente. “Sempre digo que é um trabalho de formiguinha, feito diariamente e com resultados lentos, porque mexe com o comportamento das pessoas e seus hábitos. Por isso a educação ambiental tem de ser continua e realizada no ‘corpo a corpo’, um por um”, explica a subsecretaria de Meio Ambiente e coordenadora do Projeto, Viviane Souza Nascimento.

Todo o trabalho acerca da A3P tem envolvido as secretarias municipais, juntamente com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asmat), cooperativa que venceu chamamento público 01/2018 e que realiza todo o trabalho de coleta com custo zero para o município de Várzea Grande.

A associação Asmat irá passar as segundas–feiras, quinzenalmente, nas secretarias para fazer as coletas dos papéis e agora dos copos descartáveis. Cada secretaria vai ser contemplada com caixas para que os copos possam ser estocados, após o uso, e recolhidos pelos catadores para destinação ambientalmente adequada.

“Nosso objetivo é tornar rotina a gestão ambiental na administração pública, por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis e da promoção de consumo consciente e da necessidade em se reduzir os gastos com materiais de expediente e dos recursos naturais como também a energia e a água. Estamos continuamente promovendo a educação ambiental e ampliando a logística de recolhimento e destinação dos materiais juntos às secretarias e autarquias”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira.

Como pontua a secretária de Administração, Daniela Assis, a Administração Pública é uma grande consumidora e usuária de recursos naturais e tem papel estratégico na promoção e indicação de novos padrões de consumo e por isso deve ser exemplo na redução de impactos socioambientais e negativos gerados pela atividade pública.

O projeto A3P faz parte de uma política de governo, adotado desde 2017 pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. O decreto nº 43, de 1º de junho de 2017, dispõe sobre a adesão ao programa do Ministério do Meio Ambiente, constituição de Comissão Municipal e nomeação de membros, e dá outras providências. “O programa do Ministério do Meio Ambiente foi criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. É preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações públicas, a redução de gastos de matérias recicláveis e não recicláveis, gerando o mínimo de rejeitos ao planeta, além de desenvolver políticas públicas voltadas à aquisição de produtos e serviços que causem menos danos ao meio ambiente e que busquem a sustentabilidade na administração pública”, completa Helen.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Sete são presos em ‘boca de fumo’ durante festa de facção em Várzea Grande

Publicado

em

Sete pessoas foram presas na madrugada desta quarta-feira (12), no bairro São Mateus, em Várzea Grande. A denúncia que levou a Polícia Militar até o local informava a realização de uma festa na ‘boca de fumo’, onde foram encontradas mais de 100 porções de drogas.

 

De acordo com as informações, PM fazia rondas pelo bairro, por volta da 00h40, quando recebeu a denúncia de que uma festa estava acontecendo em uma das quitinetes do local.

 

A casa foi apontada como ponto de tráfico comandado por membros de uma facção criminosa. Quando a polícia se aproximou, flagrou a movimentação dos suspeitos, sendo 4 homens e 3 mulheres. Eles tentaram correr e esconder várias sacolas, mas foram surpreendidos.

Em contagem, policiais encontraram 77 porções de cocaína, 27 de maconha, além de uma pedra grande de pasta base e 2 porções grandes de maconha.

 

Também havia na casa uma porção grande de ácido bórico, bem como balanças de precisão e R$ 977 em espécie. Celulares do grupo foram apreendidos e vão auxiliar na investigação sobre o tráfico na região.

 

Uma das jovens presas confirmou que é traficante e que já teria sido presa pela polícia em dias anteriores. Houve princípio de confusão, que foi contido pelos policiais.

Gazeta

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana