conecte-se conosco



Cuiabá

Estátua será recolocada na Praça 8 de Abril e mural será refeito

Publicado

em

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, garantiu a recolocação da obra “Árvore de Todos os Povos”, de Wlademir Dias-Pino, na Praça 8 de Abril. Em reunião com artistas, representantes do setor cultural e membros do Instituto Silva Freire nesta sexta-feira (10), ele também informou que a gestão entrará em contato com o artista plástico Adir Sodré, para que seu mural seja refeito.

As obras foram retiradas da Praça durante os trabalhos de revitalização do espaço, entregue à população no dia 23 de dezembro de 2019. O trabalho, fruto de parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, também garantiu a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

Durante o encontro, Vuolo reiterou seu profundo respeito às raízes cuiabanas e reconheceu a importância da preservação cultural por meio da valorização de seus artistas e obras, colocando-se sempre aberto ao diálogo com a sociedade. “Reforçamos aqui que não houve qualquer desrespeito aos artistas e que a gestão tem a sensibilidade de trabalhar para encontrar a melhor solução para esta questão.”

De acordo com a diretora geral do Instituto, Larissa Spinelli, a escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950.

Ela também lembra a importância do artista tanto no cenário nacional como no mundial. “Muita gente que passa por ali não sabe a importância dessa escultura. O trabalho do Wlademir é estudado por pesquisadores de outros países. Dentre outras coisas, ele foi o primeiro do mundo a criar um livro objeto. Para Cuiabá é uma honra abrigar uma obra de um artista que até hoje é considerado como vanguardista.”

O debate se estendeu à identificação e revitalização de obras de arte Capital afora. Um novo posicionamento, com a definição de datas e um plano de ação para a recolocação da Árvore e a pintura do mural será anunciado em uma próxima reunião, a ser marcada nos próximos dias. Além disso, dois ofícios com a solicitação do Instituto serão protocolados, um na Pasta e outro na Secretaria de Serviços Urbanos.

 

Redação

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Feconseg MT lança edital para eleição, regularização e criação de Consegs inativos

Publicado

em

O presidente da FECONSEG MT Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Publica de Mato Grosso Danillo Moraes juntamente com a Diretora Metropolitana Janeth Stersa e o Senhor Anizio Presidente do CONSEG Araes e Região esteviveram  reunidos no Ministério Público na 19° Promotoria com senhor Dr. Promotor de Justiça  Reinaldo Rodrigues de Oliveira da Capital,  onde apresentamos a Lei 10.930/2019 de Autoria do Deputado Estadual Delegado Claudinei Lopes. O Promotor vem acompanhando os trabalhos dos CONSEGs desde 2019 e buscando uma forma onde todos possam ter seus registros e legalidade jurídica perante as associações nos quais representam.

A diretoria da FECONSEG MT entregou em mãos o edital onde convoca todos  CONSEGs a se regularizarem de forma a estarem aptos para captarem recursos e auxiliar as instituições de segurança publica, suas comunidades e municípios nas ações preventivas. A FECONSEG MT tem objetivo de auxiliar na regularização das entidades que estejam com seus mandatos vencidos bem como na criação de novos Conselhos.

O Promotor de Justiça Dr. Reinaldo é um grande parceiro da Sociedade Civil Organizada e estará acompanhando todo pleito onde a FECONSEG estará passando as informações de todo processo eleitoral e regularização.

O presidente da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS FEDERAÇÕES DO BRASIL, senhor Francisco Borges com sede em Salvador Bahia parabeniza o Deputado Estadual Delegado Claudinei pelo brilhante trabalho na Assembléia Legislativo de Mato Grosso, principalmente na Criação da Lei 10.930/2019. O Presidente Sr. Francisco pontua ainda que cada artigo da Lei vem de encontro do que o terceiro setor, no caso os CONSEGs de Mato Grosso precisava: a liberdade de associação, o qual é o princípio básico do ato democrático constitucional.

O presidente da FECONSEG MT Danillo Moraes ressalta para se atentarem no edital e quaisquer dúvidas encaminhe  ao email da [email protected] com todos os contatos que estaremos retornando e auxiliando da melhor forma possível.

A diretoria da FECONSEG MT agradece o trabalho do Deputado Estadual Delegado Claudinei Lopes e toda comissão de Segurança Pública da Assembléia por estarem sempre em parceria com a Sociedade Civil Organizada, com a Legalização dos CONSEGs ficará mais fácil trabalhar em parceria com ações preventiva captando recursos e aplicando nos seus municípios onde a sociedade é a maior beneficiado.

A FECONSEG MT é uma parceira das Instituições de Segurança Pública e em pouco tempo já tem relevantes serviço prestados no estado, que vão de ações preventiva, reformas e construções de unidades das polícias. Um braço forte no auxílio do Governo do estado em parceria sempre com Ministério Público, Judiciário e outras entidades privadas.

A FECONSEG dispõe de um site (BLOG) feconsegmt.blogspot.com com diversos manuais, formulários, vídeos, palestras, audiências entre outros. Uma forma de interagir com os 141 municípios.

No site encontra-se todo o projeto de lei, edital e ficha de composição da diretoria. Os cartórios já estão se adaptando a nova lei e o ministério publico por meio da 19º Promotoria estará auxiliando nos informativos via email referente ao processo eleitoral e regularização.

Os  CONSEGs e outros que estiverem com sua diretoria e mandato em dias até o lançamento do edital devera encaminhar um copia da ATA devidamente registrado em cartório para o email da FECONSEG onde estaremos informando ao Ministério Publico os devidos registros atualizados. Uma boa eleição a todos, a FECONSEG MT esta a disposição para quaisquer duvidas.  segue os Links:

Lei 10.930/2019

Parte 1 https://www.iomat.mt.gov.br/ver-pdf/15639/#/p:1/e:15639?find=feconseg

Parte 2 https://www.iomat.mt.gov.br/ver-pdf/15639/#/p:2/e:15639?find=feconseg

Derrubada do VETO

Artigo 11 https://www.iomat.mt.gov.br/ver-pdf/15746/#/p:43/e:15746?find=feconseg

Edital 2020. https://www.iomat.mt.gov.br/ver-pdf/15781/#/p:164/e:15781?find=feconseg

Senhores segue texto com sugestão de pauta para publicação.

Peço por gentileza se possível publicar matéria de revelante importância para sociedade civil organizada.

Contato (65) 99224-1080

Respeitosamente

Comunicação FECONSEG MT

Foto (Gustavo)

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana