Fonte: Redação MT de Fato
O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), anunciou sua decisão de se afastar definitivamente da administração municipal, deixando o comando 100% nas mãos da prefeita Flávia Moretti (PL). A decisão foi tomada após uma reunião com o presidente estadual do PL, Ananias Filho, na manhã desta terça-feira (25).
De acordo com informações, Tião se reuniu com Ananias e, após expor toda a situação, recebeu a orientação de que seria necessário repactuar os acordos feitos anteriormente. Contudo, o vice-prefeito demonstrou a vontade de se desvincular completamente da gestão de Flávia. Ananias confirmou a decisão de Tião e informou que ainda será necessário selar formalmente esse afastamento. Para isso, uma reunião entre Tião e o esposo da prefeita, Carlos Araújo, acontecerá nesta terça-feira para repactuar um novo acordo, sem a presença da prefeita.
“Eu pedi aos dois que fosse zerada a situação e que chegassem a um novo acordo. Então, hoje, o Tião e o esposo da prefeita se reunirão para repactuar um novo acordo. Sem a presença da prefeita”, afirmou Ananias Filho. O presidente do PL também afirmou que Tião da Zaeli deseja se afastar definitivamente, pois considera que não há mais clima para a continuidade da parceria entre os dois.
Em relação à permanência de Tião e Flávia no partido, Ananias garantiu que ambos continuam no PL, mas ressaltou que o desfecho da crise depende da conclusão da reunião entre Tião e Carlos Araújo. Tião da Zaeli agendou uma coletiva para o início de abril, quando anunciará formalmente seu afastamento da administração, embora continue no cargo de vice-prefeito.
Acordo com a Câmara de Vereadores
Ananias Filho também anunciou uma trégua entre a prefeita Flávia Moretti e a Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do PL, após uma reunião com a bancada do partido, liderada pelo vice-presidente da Casa, Bruno Rios (PL), foi acordado que não haverá mais ataques à gestão durante o mês de abril. Nesse período, a tentativa será de alcançar um entendimento entre o Executivo e o Legislativo.
A crise política em Várzea Grande teve início logo após as eleições do ano passado, devido ao não cumprimento de acordos firmados entre Flávia e Tião. De acordo com o acordo, Tião da Zaeli indicaria nomes para as secretarias de Educação e Obras, além de assumir a condução do processo de privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), o que não foi cumprido pela prefeita. O estopim para o rompimento foi a reunião da semana passada, quando a prefeita Flávia se desentendeu com Tião e precisou ser contida pelo esposo, gerando um acirramento nas relações dentro da administração municipal.