A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) irá realizar, na próxima segunda-feira (24), as 10h, uma reunião para debater os avanços tecnológicos e regulatórios na integração da energia solar em Mato Grosso. Um dos objetivos do encontro é desmistificar o risco de apagão e terá, como convidado, o engenheiro elétrico e doutor em sistemas elétricos de potência, Filipe Matos, que também é especialista em energias renováveis e novas tecnologias e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O encontro está sendo organizado pela Câmara Setorial Temática da Energia Elétrica da ALMT, que é presidida pelo deputado estadual Faissal Calil (Cidadania). A reunião, que será realizada na Sala das Comissões 226, será a primeira do ano realizada pelo grupo, que tem ainda em sua composição os parlamentares Gilberto Cattani (PL), Wilson Santos (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos).
Também fazem parte da Câmara Setorial Temática da Energia Elétrica da ALMT o secretário do grupo, Fábio Henrique Bittencourt de Oliveira, além do vereador Ailton Monteiro Dias (Sapezal); assim como os membros Jonas da Costa Cruz (APJ); Luciana Miyabaiyashi (APROFIR); Xisto Bueno (Fórum Agropecuário); Edmilson Pinho de Sá (APMT); Edvaldo Belisário dos Santos (FAMATO); Juliano Rafael Teixeira Enamoto (Sapezal); Alessandra Panizi Souza (SINDENERGIA).
A Câmara Setorial Temática da Energia Elétrica foi instalada em abril de 2024 e avalia, acompanha, discute e propõe medidas referentes à concessão de serviço público de energia elétrica no estado.