23 de abril de 2025 04:13

Abílio anuncia prazo para fim da cobrança da taxa de lixo em Cuiabá

Informe Publicitário

O prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou que a cobrança da taxa de lixo em Cuiabá será encerrada até o mês de junho, quando o decreto de calamidade financeira, decretado em janeiro deste ano, será encerrado. A declaração foi dada durante entrevista ao Conexão Poder, nesta quinta-feira (20).

O decreto foi necessário devido à situação financeira enfrentada pela administração municipal no momento em que Abilio assumiu o cargo. “No máximo, anota aí, no máximo junho, começo de junho, que é o fim da calamidade financeira que a gente decretou, a gente já não cobra mais a taxa de lixo. Início de junho, a gente não cobra mais a taxa de lixo. Estou passando para a Câmara todas as últimas alterações, os vereadores, e a gente tem maioria para derrubar a taxa”, afirmou o prefeito.

Abilio também explicou que não poderia revogar a cobrança enquanto o município estivesse em estado de calamidade financeira. “Não posso revogar a taxa de lixo enquanto está na calamidade financeira, porque seria incoerente. Poxa, você está dizendo que não tem condição de arcar com as contas e você está renunciando receita. Seria incoerente”, justificou.


O prefeito ressaltou que a administração sempre utilizou recursos próprios para custear a coleta de lixo, através da arrecadação de impostos como o IPTU e o ISS, sem a necessidade de uma taxa exclusiva para esse serviço. Ele adiantou que está preparando a documentação para devolver o projeto à Câmara Municipal.

“A coleta de lixo sempre foi custeada com o orçamento principal da Prefeitura, não havia necessidade de criar uma taxa exclusiva para isso”, completou.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade