O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) anunciou que irá protocolar um requerimento com pedido de informações sobre quem custeou a ida do governador Mauro Mendes (União) ao evento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado no domingo (16), em Copacabana, Rio de Janeiro. O protesto pedia a anistia para os presos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Mendes foi um dos quatro governadores a participar do ato, que também contou com a presença de outros políticos e teve como objetivo criticar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a audiência pública sobre o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) nesta segunda-feira (17), Lúdio questionou: “O que o governador foi fazer no Rio de Janeiro ontem de manhã? Por que o ex-presidente Jair Bolsonaro não colocou um tijolo sequer em obras no Estado de Mato Grosso durante os quatro anos que governou o país?”
O deputado afirmou que protocolará, na próxima quarta-feira, um requerimento solicitando informações detalhadas sobre o custeio da ida de Mauro Mendes ao evento, que, segundo ele, promoveu o desrespeito à democracia e às instituições do Brasil. “Este presidente [Bolsonaro], que daqui a pouco será réu no Supremo Tribunal Federal”, acrescentou Lúdio, em referência à situação jurídica de Bolsonaro.
Durante o evento, Mauro Mendes estava acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União).
De acordo com informações da plataforma Flight Aware Global, que monitora voos em todo o mundo, todas as aeronaves do governo estadual estão com restrições para rastreamento público. A medida foi adotada após a imprensa nacional divulgar, em 2023, que o governador e a primeira-dama usaram um avião do Estado, adquirido para ser Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea, para participar de uma festa de aniversário do cantor Gustavo Lima em Goiânia (GO).
Em suas redes sociais, Mauro Mendes publicou fotos com Bolsonaro e outros políticos, e escreveu: “Estamos no RJ junto do presidente @jairmessiasbolsonaro no ato em favor da anistia”. Ele completou a postagem afirmando: “É preciso contestar essas decisões totalmente desproporcionais, enquanto os verdadeiros criminosos são beneficiados com a frouxidão das leis!”
A presença de Mauro Mendes no evento sinaliza o compromisso do governador com Bolsonaro, buscando firmar uma aliança com o PL para as eleições de 2026, quando pretende disputar o Senado Federal.