17 de março de 2025 07:43

Justiça nega pedido de desbloqueio de bens da ex-prefeita Janailza Taveira

Por: Redação MT de Fato

A ex-prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, teve mais uma tentativa frustrada de reverter o bloqueio de seus bens na Justiça. Ela é ré em uma ação de improbidade administrativa, que tramita na 2ª Vara da Comarca do município, sob a acusação de danos ao erário e violação de princípios da administração pública.

A investigação surgiu após a CPI das Pontes apontar um prejuízo de R$ 899.670,88 aos cofres municipais. De acordo com o relatório técnico, a empresa responsável pelas obras entre 2017 e 2019 utilizou materiais inferiores ao contratado. Além disso, a construtora M.R.D. Ltda., vencedora da licitação para a construção de 31 pontes, não teria capital social suficiente para assumir a obra e apresentou documentos com indícios de falsificação.

Desde 2020, Janailza tenta reverter a decisão que bloqueou parte de seu patrimônio, mas já sofreu derrotas na Justiça, atualmente encontra-se um recurso em análise de mérito na terceira instância.

Tramitam ainda investigações sobre diversos casos de corrupção durante sua gestão, incluindo superfaturamento de obras públicas, fraudes em processos licitatórios, pagamento a empresas sem entrega de serviços, desvio de recursos para terceiros, enriquecimento ilícito de envolvidos no esquema, desaparecimento de documentos e apagão de dados em setores da prefeitura. Outras irregularidades podem vir à tona com o avanço das apurações.

Procurada pela equipe do site MT de Fato a ex-prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, rebateu as acusações de improbidade administrativa e afirmou que ainda não houve nenhuma decisão definitiva sobre o caso. Segundo ela, a divulgação de informações incorretas por parte de veículos de comunicação locais tem prejudicado sua imagem de forma injusta.

“Consultei meu advogado e ele tomará as medidas cabíveis contra dois jornais locais que estão divulgando matérias infundadas sobre mim. Esses veículos estão recebendo dinheiro da Prefeitura para, praticamente toda semana, publicar acusações sem fundamento”, declarou Janailza.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade