16 de março de 2025 05:29

Mauro Mendes: Reforma Tributária vai travar o crescimento de MT com perda de R7 bilhões

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), alertou sobre os impactos negativos que a Reforma Tributária, prevista para entrar em vigor em 2033, terá sobre o crescimento do Estado. Durante conversa com a imprensa na tarde desta segunda-feira (3), o chefe do Executivo estadual destacou que a medida afetará diretamente a arrecadação, com uma perda inicial estimada em R 7 bilhões.

De acordo com Mauro, a reforma implica no fim dos incentivos fiscais, que são fundamentais para a atração de novas indústrias e empresas para o Estado. “A perda estimada é de mais de R$ 7 bilhões e, com isso, vamos perder a capacidade de atrair novos investimentos, especialmente por estarmos distantes dos grandes centros de consumo”, afirmou.

Embora a reforma conte com um fundo compensador, o governador enfatizou que 10% das perdas não serão compensadas, o que prejudicará ainda mais a economia local. Para amenizar os efeitos da reforma, Mauro anunciou que enviará à Assembleia Legislativa o projeto MT33, com o objetivo de preparar o Estado para as mudanças que ocorrerão a partir de 2033.

“Nossa arrecadação, a partir de 2033, passará a ser baseada apenas no consumo interno, que é muito limitado. Por isso, estamos planejando o projeto Mato Grosso 2033, e precisaremos da parceria da Assembleia Legislativa para superar esse grande desafio”, explicou Mauro, que ressaltou a importância do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na coordenação do programa.

O projeto MT33 visa a implementação de medidas estratégicas para minimizar os impactos financeiros e garantir que Mato Grosso esteja preparado para o novo cenário econômico.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade