Mineiro de Bicas, Danilo pode fazer sua estreia como titular do Flamengo justamente em seu Estado natal. Nesta quarta-feira, contra a Portuguesa em Uberlândia, o zagueiro volta a jogar em Minas Gerais depois de 13 longos anos fazendo carreira por grandes clubes da Europa: Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra) e Juventus (Itália).
Sua última partida em terras mineiras foi no dia 13 de outubro de 2011, quando ele estava no Santos e visitou o Atlético-MG na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Ainda lateral-direito naquela época, Danilo perdeu o duelo por 2 a 1, mas seu retrospecto é positivo no Estado e venceu mais da metade dos jogos por lá.
Revelado pelo América-MG, Danilo disputou 25 partidas em Minas Gerais, segundo dados do site “ogol”. Ganhou 13, empatou sete e perdeu cinco, um aproveitamento de 61,3%. Além de Sete Lagoas, ele também jogou em outras seis cidades: a capital Belo Horizonte, Ipatinga, Ituiutaba, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
No estádio Parque do Sabiá, palco do jogo desta quarta, o ex-lateral tem 100% de aproveitamento. Venceu um jogo pelo América-MG de 3 a 1 contra o Uberlândia, com direito a uma assistência para Euller, pelo Campeonato Mineiro de 2010. E pelo Santos derrotou o América-MG por 2 a 1 no Brasileirão de 2011. Em ambos foi titular.
Nesta quarta, Danilo pode começar jogando tanto na lateral direita (já que Wesley foi poupado e Varela foi liberado para o velório de sua mãe no Uruguai), quanto na zaga, formando dupla com Cleiton. A bola rola às 19h (de Brasília) no Parque do Sabiá, pela oitava rodada do Campeonato Carioca.
Empolgação em início no Flamengo
Danilo está só há uma semana no Flamengo, mas já foi o suficiente para se empolgar. Tanto pela estrutura do Ninho do Urubu, que diz não deixar a desejar em nada para os grandes clubes europeus, quanto pelo time. Após estrear entrando nos minutos finais da vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo domingo no Mangueirão, na Supercopa do Brasil (que já valeu o primeiro título com a camisa rubro-negra), o zagueiro pediu a palavra no vestiário.
O ge apurou que Danilo se mostrou impressionado com a qualidade do time e que olhando de perto conseguia entender por que o clube ganhou tantos títulos nos últimos anos. Mesmo sendo titular da seleção brasileira, ele disse para os novos companheiros que já viu que vai precisar suar muito para buscar espaço e jogar nesse elenco. Um discurso visto com admiração por quem presenciou a cena e já encampando um papel de líder para motivar aqueles que não vêm sendo titulares.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Outro fator de motivação para Danilo é o calor da torcida. Ele não esconde que estava sentindo falta do carinho das ruas e está curtindo cada contato com os rubro-negros. Na última terça-feira, na chegada do time a Uberlândia, o zagueiro foi um dos jogadores que fizeram questão de ir para perto dos torcedores atender aos vários pedidos de fotos e autógrafos na porta do hotel.