Caio Coppolla enfatiza importância de defender o agronegócio durante evento: “É um setor que é vilanizado perante a opinião pública”

O analista político Caio Coppolla fez a palestra de encerramento da 4ª Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda. A feira de negócios e tecnologia agropecuárias foi realizada entre os dias 28 e 31 de maio em Pontes e Lacerda. Durante o encerramento foi anunciada a data da 5ª edição que já está confirmada para os dias 27 e 30 de maio de 2025.

Com o tema: “O que você precisa saber para defender o Agro”, Caio Coppolla enfatizou qual é o principal desafio do setor e apontou que a comunicação é preponderante para combater os discursos contrários ao agronegócio.

“O principal desafio do agronegócio é a comunicação. Eu acho que o agro é um setor que tem a influência econômica, todos os números favoráveis, desde a preservação ambiental até a redução da desigualdade social, geração de emprego, geração de renda. É um setor que responde por um quarto do PIB nacional, um quinto da mão de obra. Ainda assim, é um setor que é vilanizado perante a opinião pública, nas mídias de comunicação de massa, por influenciadores, por jornalistas, até por políticos que deveriam reconhecer a agricultura brasileira como uma vocação nacional”, aponta Coppolla.

Para combater essa ameaça, o palestrante afirma que é preciso fazer um “trabalho de formiga”, paulatino, mas constante, de propagar a verdade para a sociedade e mostrar a verdadeira realidade em relação a pautas como ambientalismo, demarcação de terras indígenas, defensivos agrícolas, e toda questão que contraponha o protecionismo que algumas nações tentam impor à produção brasileira utilizando o discurso ambiental para, segundo Coppolla, refrear “nosso desenvolvimento sustentável”.

A palestra de Coppolla foi um oferecimento da Aprosoja-MT, que é um dos patrocinadores da feira e teve presença com estande no evento. “A Aprosoja-MT se orgulha de dizer que é a legítima representante dos produtores de soja e milho de Mato Grosso. O estande da Aprosoja foi um ponto de encontro dos produtores, onde foi possível ver novas tecnologias, fazer negócios e buscar informações. Para nós é muito importante estar na Oeste Rural Show para receber os produtores e entender quais são suas demandas e preocupações”, avalia Evandro Carmo Thiesen, gerente de Relacionamento Institucional da Aprosoja-MT.

O último dia da feira também contou com a palestra Sucessão Familiar, ministrada por Daniel Wolf, na qual ele tratou das principais características e desafios desta área para as famílias de produtores rurais. A palestra foi um oferecimento da Fortuna Nutripontes.

O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Aparecido Flávio de Souza, destaca que a 4ª Oeste Rural Show foi um exemplo de resistência do agronegócio. “Em um ano de muitos desafios para o nosso setor, com quebra de safra e sobreoferta de bovinos, a realização da Oeste Rural Show demonstra que o agronegócio é um segmento forte e resiliente, pois enfrentamos os desafios de cabeça erguida e sempre prontos para continuar a trabalhar por essa missão nobre que nos une, que é a produção de alimentos para o Brasil e o mundo”, pontua.

Oeste Rural Show

Considerada a maior feira vitrine de tecnologias para o sistema de integração Lavoura-Pecuária, a Oeste Rural Show contou com nove palestras gratuitas realizadas entre os dias 28 e 31 de maio.

A 4ª Oeste Rural Show é uma realização do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda com o apoio institucional do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura de Pontes e Lacerda e da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda.

São patrocinadores: Senar Mato Grosso, Aprosoja, Acrimat, Sicredi, Fortuna, Casa do Produtor, Caselli, Pampa, MT Diesel, New Holland – Vegrande, Nutripura, Grupo Galdino, Grupo ArtMetal e Gado Certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *