Operação conjunta prende 7 por tráfico interestadual

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22), com o apoio do Gaeco-MT, a Operação Escamotes, com o objetivo de desarticular uma associação para o tráfico de drogas. Mandados judiciais estão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Vitória da Conquista, na Bahia e Hidrolândia, no Goiás.

Os policiais cumprem no momento 13 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual de Mato Grosso.

O trabalho policial apontou que um grupo criminoso situado em Cuiabá enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.

As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava cerca de 40 quilos de drogas em um fundo falso de veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos líderes do grupo criminoso.

Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.

A Operação Escamotes conta com aproximadamente 50 policiais federais e 8 membros do Gaeco/MT.

O nome da operação deriva do verbo ESCAMOTEAR, que significa: “encobrir (algo) com rodeios ou subterfúgios”, fazendo alusão ao modus operandi do grupo, que transportava os entorpecentes em fundos falsos produzidos nos veículos (transportar a droga escondida/escamoteada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *