Política

Missa solene comemora 157 anos de fundação de Várzea Grande

Com mensagens de amor, esperança e dedicação por uma Várzea Grande ainda melhor e acolhedora para todos e que unidos podemos transformar ainda mais a cidade abençoada pela mãe de Jesus, Maria, e por sua padroeira Nossa Senhora da Guia, o Pároco da Matriz Nossa Senhora do Carmo, Padre Kleber Jorge Montang, celebrou a Missa Solene em comemoração aos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande e ao Dia das Mães, sinalizando que todos tem sua contribuição em prol da cidade e de suas melhorias.

Ao dar as boas-vindas ao prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, acompanhados pelo senador Jayme Campos e pela ex-prefeita, Lucimar Sacre de Campos, pelo deputado Coronel Assis, pelo deputado estadual, Júlio Campos e pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, além de secretários municipais, estaduais e demais autoridades e público presente, o padre lembrou que as palavras chaves são, amor, esperança, resiliência e dedicação de todos, tanto dos gestores públicos quanto da população, “pois quem tem esses sentimentos pela cidade em que vive com sua família e trabalha, com certeza está ajudando a Deus em sua missão de construir dias melhores para todos”, frisou o Pároco Kleber Jorge durante a Homilia.  

A Missa Solene em comemoração aos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande e ao Dia das Mães tem um significado especial para a cidade e os fiéis, pois se encerra as comemorações também dos 157 Anos, ou mais de um século e meio da Padroeira da cidade Nossa Senhora da Guia.

“Tradições são fundamentais para que as pessoas possam valorar a importância da fé e da esperança no dia a dia de uma cidade, de um Estado e de um país”, lembrou ele acrescentando ainda que a fé e a devoção em Deus estä motivando toda a população em busca de ajudar aos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul, atingidos pela maior cheia de sua história e que vai exigir muita determinação e humanidade entre todos.

O ponto alto da Celebração Eucarística foi quando o prefeito Kalil Baracate a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, receberão de suas respectivas mães, Cleonice Sarat e Rosane Arruda Dorilêo, as coroas na Virgem Maria representada por Nossa Senhora da Guia e do Menino Jesus.

É tradição da Igreja Católica os rituais conhecidos como Coroações de Maio, onde coroam uma imagem da Virgem Maria e o Menino Jesus. A Coroação de Maria é o quinto mistério glorioso do Santo Rosário. Um dos elementos marcantes do catolicismo é a devoção mariana. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura.

Ao final da celebração, o prefeito Kalil Baracat, o senador Jayme Campos, o deputado federal Coronel Assis e o deputado estadual, Júlio Campos reafirmaram o compromisso em climatizar o CPAC – Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel que é utilizado para diversas atividades sociais, inclusive para a realização da Missa da Procissão da Padroeira Nossa Senhora da Guia entre outros eventos. 

O Padre Kleber Jorge agradeceu o empenho dos políticos na execução das obras e ações de interesse de Várzea Grande e sua gente e enalteceu ainda a Lei 12.499/2024 de autoria do deputado Júlio Campos, sancionada pelo governador Mauro Mendes, que reconhece como de relevante interesse cultural e como patrimônio imaterial do Estado as comemorações e festividades de Nossa Senhora da Guia, realizadas anualmente no primeiro domingo do mês de maio, no município de Várzea Grande.

Kalil Baracat frisou ainda que se encontra em fase de projeto arquitetônico que permitirá a revitalização, recuperação e restauração da Igreja Nossa Senhora da Guia, localizada atrás do Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão).

Antes de encerrar a celebração o Padre Kleber Jorge convidou a frente a senhora Maria Virginia Prado, 88, devota de Nossa Senhora da Guia, que estava comemorando seu aniversário no Dia das Mães quando os presentes cantaram parabéns e abençoaram a várzea-grandense que disse ser feliz em viver em Várzea Grande e vem o quanto a cidade melhorou nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *