Política

Deputada federal Amália Barros não resiste e morre aos 39 anos


A deputada federal Amalia Scudeler de Barros Santo (PL) não resistiu a uma cirurgia no figado na noite deste sábado (11) e morreu Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A parlamentar estava internada há 10 dias após uma cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas, que desencadeou uma hemorragia e dois outros procedimentos cirúrgicos.

A informação foi confirmada através das redes sociais da deputada.

Amalia nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, a deputada federal realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.

Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.

Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

A partida de Amalia deixou muita tristeza em colegas do meio politico, na publicação com o comunicado do falecimento dela, o secretário-chefe da Casa Civil disse “Descanse em paz, querida amiga. Que Deus a receba na sua infinita graça. Será lembrada e amada por todos”.

Já o colega de banca deputado federal José Medeiro (PL) falou “O Brasil chora por uma GIGANTE, obrigado por tudo @amaliabarros. Seu legado é imenso, as vidas que transformou são reflexos claros do quanto amava o próximo e servia a Deus. Está nos braços dele agora, não tenho dúvidas”.

O deputado federal Abílio Brunini (PL) disse “Inacreditável”.

A vereadora Michele Alencar (União) comentou “Meu Deus, que tristeza Que os céus a recebam em festa, e que nós aqui na terra recebamos o consolo, principalmente a família. Descanse em paz minha amiga guerreira. Lembraremos de você sempre com muito amor!”.


5 thoughts on “Deputada federal Amália Barros não resiste e morre aos 39 anos

  • Sandra Barros

    Que tristeza em meu coração pela partida da querida Amália Barros para o mundo espiritual.
    Sua delicadeza, seu amor no trabalho por causas coletivas, alma transparente!
    Vá com Deus Amália, que Ele te dê tudo aquilo que não recebeu aqui na terra.
    Choro por sua partida, mas com a certeza da sua missão cumprida e que continuará lutando pelo Brasil ❤️

    Resposta
  • João Francisco Pereira Lages

    Uma grande perda para política brasileira, pois era uma guerreira na vida pública. É que Deus o tenha em um bom lugar.

    Resposta
  • Maristela Figueiredo Costa Ricci

    Muito triste o céu é para poucos e bons é para os fortes, Jesus teve misericórdia dela, q seu legado nos sirva de exemplo da grande mulher que foi, corajosa , destemido, fiel ao amor de Deus que vinha lutando contra tudo e todos, foi vencida, mais será admirada por muitos de nós e lembrada sempre, descance em paz Amália, q o céu te receba com muita alegria

    Resposta
  • José Geraldo Barbosa de figueiredo

    Meus sinceros pesame a família dessa mulher guerreira, que Deus a receba na sua glória.

    Resposta
  • Marlene Garcia Dorileo

    Grande perda para o PL! São os desígnios de Deus! Descanse em paz Deputada, você foi guerreira! Meus sentimentos a toda família!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *