Cidades

Pablo Marçal manda recado à Lula e pede avião da FAB; Vídeo

O empresário e coach Pablo Marçal fez um apelo nas redes sociais, solicitando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o envio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar doações em Portugal destinadas ao povo gaúcho. Em um vídeo postado em seu perfil na sexta-feira (10), Marçal expressou seu compromisso em ajudar o povo e pediu humildemente o suporte do presidente para essa missão.

No entanto, enquanto o pedido de Marçal ecoava, o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) anunciava que a comunidade brasileira em Portugal, com apoio dos portugueses, já havia entregado 200 toneladas de donativos para a embaixada e o consulado brasileiros. Para coordenar a distribuição dessas doações, o Governo Federal, por meio de diversos ministérios, estava articulando com companhias aéreas e empresas de navegação para o transporte dos produtos.

É importante destacar que o foco inicial era priorizar o envio e a distribuição de medicamentos e equipamentos médicos pelo modal aéreo. O comunicado do Ministério de Portos e Aeroportos esclareceu que notícias de uma suposta recusa do governo em aceitar essas doações eram falsas e desinformativas.

Além disso, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou a suspensão das restrições legais para importação de bens usados mediante doação. Essa medida, expressa em uma portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, permitiria que o Rio Grande do Sul recebesse a ajuda humanitária enviada de outros países.

Com essa portaria, as regras restritivas para importação de bens usados ficariam suspensas por 30 dias, podendo ser prorrogadas conforme a evolução do quadro de calamidade no estado. Essa ação visa agilizar e facilitar o recebimento de doações do exterior, isentando esses produtos de tributos e permitindo sua destinação aos necessitados no Rio Grande do Sul.

https://www.instagram.com/reel/C6y1yHQg3q0/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *