CidadesDestaque

Festa de Nossa Senhora da Guia abre festividades de aniversário de VG neste domingo

A tradicional festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande, irá abrir o calendário de festividade do aniversário de 157 da cidade industrial neste domingo (05), às 16h, com uma das maiores procissões católicas realizadas em Mato Grosso. 

A concentração será na Igreja de Nossa Senhora da Guia, que fica ao lado do complexo esportivo do Fiotão na região central da cidade. Os fiéis devem percorrer as ruas até chegar ao Centro de Evangelização e Eventos (CEPAC).

Depois da caminhada, será realizada uma missa com o Arcebispo Metropolitano, Dom Mario Antônio, às 18h para encerrar a festa da padroeira que começou no mês de março com diversas programações em comunidades.

“Vamos percorrer todas as ruas pedindo a intercessão da nossa bem-aventurada virgem Maria, para descer inúmeras bênçãos sobre nossa cidade, sob os órgãos públicos, sob a população. É Maria, a estrela da evangelização, que há 157 anos chegou na cidade de Várzea Grande e quis permanecer com o povo várzea-grandense” disse um dos fiéis durante uma carreata.

A Festa de Nossa Senhora da Guia é a mais longa e popular festa religiosa de Várzea Grande. Dura cerca de três meses, contando com cortejo religioso em homenagem à santa, que é considerada padroeira da cidade, segue até a Igreja de Nossa Senhora da Guia, onde é realizada uma missa e o tradicional chá com bolo. Festeiros, devotos e autoridades são convidados a participar do evento, que abre oficialmente o início das atividades que seguem até o mês de maio, contando com o período das visitas dos festeiros.

História Construída em 1892 inicialmente por Elesbão Pinto e concluída por Sebastião dos Anjos a Igreja de Nossa Senhora da Guia é um marco para a fundação da cidade, simbolo de um movimento religioso iniciado 25 anos após a fundação do então distrito de Várzea Grande, a sua construção é dedicada a Nossa Senhora da Guia a padroeira do povoado.

Em 1998, é tombada pelo patrimônio histórico, artístico e cultural por meio da portaria 09/98 e publicada no Diário Oficial de 08.06.1998.

Em 2003 é iniciada uma reforma profunda na sua estrutura, concluída em março de 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *