Política

Viaduto em Cuiabá pode receber nome de Governador José Garcia Neto

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o projeto de lei nº 609/2024, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que propõe nomear o viaduto que liga o Rodoanel de Cuiabá à MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), na altura do KM 8, como “Governador José Garcia Neto”. O projeto agora segue para sanção do governador Mauro Mendes.

José Garcia Neto, natural de Sergipe, foi uma figura importante na história de Mato Grosso. Graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1944, ele deixou sua marca em diversas áreas. Em sua terra natal, dirigiu o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Departamento de Saneamento. Mais tarde, veio para Mato Grosso, onde lecionou na Escola Técnica de Cuiabá, foi sócio de uma construtora e diretor do Departamento de Obras.

Em 1954, foi eleito prefeito de Cuiabá e, posteriormente, vice-governador do estado, além de ter sido deputado federal por dois mandatos consecutivos. Em 1974, foi nomeado governador de Mato Grosso pelo presidente Ernesto Geisel, período durante o qual sancionou a lei que criou o estado de Mato Grosso do Sul.

Após sua carreira na política, José Garcia Neto foi diretor das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) por cinco anos, antes de retornar à iniciativa privada.

O deputado Wilson Santos destacou a importância de homenagear Garcia Neto, ressaltando suas contribuições para a capital e o estado. Garcia Neto faleceu em 19 de novembro de 2009, vítima de um acidente vascular cerebral.

A proposta de nomear o viaduto em sua homenagem é vista como uma forma de reconhecer e preservar a memória de uma figura pública que deixou um legado significativo para Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *