Política

Governo Lula tem 46% de insatisfação sobre controle da inflação no país

Quase dois meses após uma pesquisa anterior indicar uma queda na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um novo levantamento do instituto Ipec, divulgado neste domingo (21/4), revela que o cenário continua desafiador para a gestão de Lula.

De acordo com o Ipec, apenas uma das oito áreas da gestão de Lula, a educação, recebeu mais avaliações positivas do que negativas. O restante das áreas, incluindo o controle da inflação, saúde e segurança pública, geraram preocupações e descontentamento entre a população.

Especificamente em relação ao controle da inflação, a pesquisa apontou uma forte insatisfação, com 46% dos entrevistados considerando a atuação do Palácio do Planalto como ruim ou péssima. Com o aumento dos preços dos alimentos, apenas 23% avaliaram o controle da inflação como bom ou ótimo, enquanto 27% o classificaram como regular.

Na área da saúde, especialmente preocupante devido à pior epidemia de dengue da história do país, com 1.256 mortes em 2024, 42% dos brasileiros consideraram a gestão Lula como ruim ou péssima, enquanto 29% a classificaram como boa ou ótima, e 30% como regular.

Os números na segurança pública mostram uma tendência semelhante, com 42% dos entrevistados avaliando a gestão de Lula nesse campo como ruim ou péssima, 27% como boa ou ótima, e 28% como regular.

Por outro lado, na área da educação, o governo teve uma avaliação mais equilibrada, com 38% de avaliação boa ou ótima e 31% de ruim ou péssima, enquanto 28% consideraram o desempenho na área como regular.

A pesquisa foi realizada com 2 mil eleitores em 129 municípios entre 4 e 8 de abril, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *