Detonando

Prefeito e Servidores são acusados de ‘furar fila’ de vacinação contra COVID-19

Denúncia do Ministério Público Estadual aponta suposta fraude envolvendo o prefeito e outros servidores do município.


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com servidores municipais, está sob investigação após uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPMT) apontar a suposta fraude na fila de vacinação contra COVID-19 de pelo menos 62 pessoas, em 2021. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Justiça em janeiro deste ano e ainda aguarda análise.

De acordo com a denúncia, os acusados teriam se associado para fraudar a fila de vacinação utilizando-se indevidamente dos serviços públicos municipais e inserindo dados falsos no sistema de informações para obter vantagem indevida. O prefeito Emanuel Pinheiro, o chefe de gabinete Antônio Monreal Neto, o Coordenador Técnico de Tecnologia e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar de Souza Cardoso, e o irmão do prefeito, Marlo Polo de Freitas Pinheiro, são os principais envolvidos no caso.

As investigações sobre a suposta fraude foram realizadas durante a Operação Capistrum, que trata de superfaturamento de insumos e compras sem licitação durante a pandemia de COVID-19.

Segundo a denúncia do MPMT, os pedidos de agendamentos para pessoas próximas ao prefeito e ao irmão eram encaminhados ao Coordenador Técnico de Tecnologia e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela fila de vacinação. Algumas solicitações eram feitas pelo chefe de Gabinete do Prefeito do Município de Cuiabá. Ao todo, as fraudes apuradas teriam beneficiado 62 pessoas.

Em resposta, por meio de sua assessoria, o prefeito Emanuel Pinheiro negou qualquer benefício e afirmou estar disponível para esclarecimentos. Ele enfatizou que seguiu rigorosamente as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) determinadas pelo Ministério da Saúde e que não houve fraude em sua imunização, já que agendou a vacinação para uma data dentro da faixa etária adequada.

A campanha Vacina Cuiabá, segundo ele, foi transparente desde o início e o prefeito reitera sua disposição para colaborar com as autoridades em qualquer investigação sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *