24 de março de 2025 10:11

Emanuelzinho acusa Procurador-Geral de Justiça de favorecimento e perseguição no CNMP

O parlamentar do MDB apresentou reclamação disciplinar contra Deosdete Cruz Júnior por suposto tratamento desigual entre governo estadual e prefeitura de Cuiabá.


O deputado federal Emanuelzinho (MDB) apresentou uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o Procurador-Geral de Justiça (PGJ) de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior. O deputado acusa o PGJ de possível favorecimento ao governo do Estado e “perseguição” à Prefeitura de Cuiabá, que é administrada por seu pai, Emanuel Pinheiro (MDB).

No documento protocolado, Emanuelzinho pede a punição ou até o afastamento de Deosdete do comando do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Ele alega que o PGJ estaria atuando de forma desproporcional em relação à administração municipal, sugerindo que Deosdete estaria “acobertando” algumas denúncias contra a gestão de Mauro Mendes (União).

Entre os pontos destacados na reclamação estão o discurso de posse de Deosdete, no qual ele elogiou o governador Mauro Mendes e sua esposa, Virgínia Mendes, e as diversas denúncias feitas pelo deputado ou por seu pai que foram arquivadas pelo MP por falta de elementos para abertura de inquérito.

Emanuelzinho também critica a postura de Deosdete em relação à prefeitura, mencionando o julgamento do aumento do IPTU, no qual o PGJ aconselhou a população a não efetuar o pagamento com o aumento aprovado pela Câmara Municipal. Além disso, o deputado menciona uma declaração de Deosdete na qual ele sugere que a prefeitura poderia sofrer uma “intervenção total” na administração caso não cumprisse o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da saúde da capital.

“A diferença de tratamento dispensada ao Governador, cuja administração experimenta diversos escândalos, é oposta ao tratamento dado ao Prefeito da Capital”, argumenta Emanuelzinho, mencionando as denúncias relacionadas à Operação Espelho e a decisão de trocar o modal VLT pelo BRT.

O deputado conclui sua reclamação solicitando que seja instaurado um Processo Administrativo Disciplinar contra o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, nos termos regimentais do CNMP.

Esta ação reflete o clima de tensão política entre o governo estadual e a prefeitura de Cuiabá, evidenciando as disputas políticas e as diferentes percepções sobre a atuação das instituições públicas no estado.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade