Mauro propõe medidas rigorosas contra desmatamento ilegal no Cerrado

O governador Mauro Mendes esteve presente no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (27.03), para defender medidas rigorosas no combate ao desmatamento ilegal no bioma Cerrado. Durante o encontro, Mendes se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Meio Ambiente, Marina Silva, de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, para discutir soluções que visam reduzir o desmatamento na região.

A proposta apresentada pelo governador, que já foi sugerida em conferências mundiais do clima no Egito (COP 27) e em Dubai (COP 28), é aplicar a mesma penalidade prevista na Constituição para crimes relacionados ao plantio de maconha ou produção de cocaína: a perda de terra.

“Ao aplicarmos essa mesma sanção para quem desmata ilegalmente, poderemos erradicar esse crime. Durante a reunião, insisti que devemos fazer isso. Precisamos criar novos instrumentos para combater esse velho e conhecido crime em nosso país”, destacou Mauro Mendes.

Mendes enfatizou que o desmatamento ilegal representa uma ameaça não apenas à biodiversidade do Cerrado, mas também à competitividade do agronegócio brasileiro. Ele ressaltou que essa prática criminosa prejudica a principal atividade econômica do país e compromete a imagem do Brasil nos mercados internacionais.

“É um crime ambiental que prejudica a principal atividade econômica do nosso país, e mancha a imagem do Brasil nos mercados internacionais”, frisou o governador.

Para Mauro Mendes, penalizar os infratores é fundamental para proteger a maioria que opera dentro da lei. Ele argumentou que prefere penalizar os 2% que agem ilegalmente para proteger os 98% que atuam de forma legal e não prejudicar o comércio internacional do agronegócio, atividade econômica essencial para Mato Grosso e outros estados brasileiros.

Além de Mauro Mendes, estiveram presentes na reunião os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, de Minas Gerais, Romeu Zema, de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, todos unidos na busca por soluções eficazes para combater o desmatamento ilegal no Cerrado.

2025 – Copyright © – MT de Fato– Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade