Abílio acusa gestão de Emanuel de sucateamento da Saúde em Cuiabá
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O deputado federal Abílio Brunini, do PL, lançou duras críticas à gestão do agora prefeito afastado pela Justiça, Emanuel Pinheiro, do MDB, acusando-a de promover o sucateamento dos serviços de saúde em Cuiabá, com a corrupção prejudicando especialmente a população mais vulnerável.
Segundo Brunini, a corrupção patrocinada pelo atual prefeito e seu grupo político levou ao esgotamento do estoque de medicamentos, à escassez de médicos nas unidades de saúde e à falta de condições adequadas de trabalho para os profissionais da saúde, comprometendo a eficiência dos serviços prestados à comunidade. Ele ressaltou que muitas vidas foram perdidas devido a esses desmandos agora comprovados.
Enquanto vereador por Cuiabá, Abílio Brunini presidiu a CPI que investigou irregularidades no gerenciamento da saúde pública pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A CPI concluiu por graves indícios de corrupção, incluindo o excesso de indicações políticas para cargos comissionados sem critérios técnicos, a fabricação de emergências para justificar dispensas de licitação fraudulentas e o direcionamento de contratos para empresas com prévio acordo com o município.
Todos esses achados foram encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual (MPE) para investigação.
A decisão de afastamento de Emanuel Pinheiro, ordenada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, atendeu a um pedido do Ministério Público, que acusa o prefeito de chefiar uma organização criminosa junto a secretários municipais e assessores diretos, visando desviar dinheiro de contratos na área da saúde.
Essas acusações e ações legais revelam uma crise profunda na gestão pública de Cuiabá, exigindo respostas urgentes das autoridades e um esforço conjunto para restaurar a confiança da população nos serviços essenciais, especialmente no setor da saúde.